Temp

Saúde dos rins é tema de treinamento do programa de Educação Médica Continuada

- 10 de março de 2023

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quinta-feira (9 de março) mais um treinamento do programa de Educação Médica Continuada. “Saúde dos rins e exames de creatinina para todos” foi o tema abordado neste encontro, ministrado pelo nefrologista Armando Ferreira Vidonho Junior, em comemoração ao Dia Mundial do Rim e do Dia do Médico Nefrologista, datas celebradas anualmente na segunda quinta-feira de março. 

Na ocasião, foram repassadas informações como a contextualização e a progressão da doença, a anatomia geral do aparelho urinário, o tratamento, os altos custos para o Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras atualizações. “É fundamental a compreensão da doença para que consigamos prevenir a progressão, pois é considerada silenciosa, irreversível e de alta mortalidade. Capacitando a atenção básica para o diagnóstico precoce a gente consegue prevenir essa pandemia de doença renal crônica terminal”, explicou o nefrologista Armando, que há dez anos atua na rede municipal de saúde de Barueri. 

Diagnóstico precoce 
A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela lesão nos rins, mantida por três meses ou mais, que chega a atingir uma em cada dez pessoas. Por não apresentar sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, quando a doença é descoberta geralmente está em fase avançada. Por esse motivo, esse treinamento também focou a importância de o profissional da saúde estar bem preparado em diagnosticar a doença precocemente.  

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada ano, 21 mil brasileiros precisam iniciar o tratamento por hemodiálise. Este, substitui a função dos rins por meio de uma máquina que possui um filtro chamado de dialisador, ou diálise peritoneal, na qual a filtragem do sangue se dá por meio de um cateter localizado no abdômen. Grande parte das vezes, o tratamento necessita ser realizado pela vida inteira quando não há a possibilidade de um transplante renal. 

Entre os exames solicitados para rastrear alguma lesão nos rins estão o da dosagem de creatina no sangue e o de urina. E os principais fatores de risco apontados são hipertensão arterial, diabetes, doenças dos rins ou do coração, uso frequente de anti-inflamatório, obesidade, tabagismo e pessoas idosas.  

A meta é melhorar o atendimento 

Para melhorar ainda mais o atendimento da população, antes do início do evento houve uma reunião com representantes do setor para discutir a demanda dessas especialidades. “Aproveitando o tema abordado no treinamento, discutimos sobre os critérios importantes para o encaminhamento ao nefrologista, as avaliações provenientes do pronto-socorro, os exames necessários, as diferenças entre doenças da nefrologia e da urologia, procedimentos para transplantados, entre outros”, disse o coordenador da Atenção Especializada da rede, o médico hematologista e hemoterapeuta Felipe Ribeiro Cardoso. 

Os treinamentos realizados na sede do Centro de Especialidades têm o intuito de capacitar ainda mais os profissionais da rede municipal de saúde, inclusive os médicos residentes. Os temas são baseados nos principais sintomas relatados pelos pacientes registrados na rede municipal e seguem o calendário do Ministério da Saúde.   

Temp Temp Temp