Temp

Agentes Mirins da Defesa Civil abordam tema das queimadas urbanas

- 12 de setembro de 2019

Ações permanentes de educação ambiental são importantes para a prevenção de queimadas. Por meio da orientações, a população toma conhecimento sobre os riscos que elas oferecem, tanto à saúde quanto ao meio ambiente.

Através de palestras de profissionais do Corpo de Bombeiros e de materiais e atividades dinâmicas elaborados pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), as queimadas urbanas também são abordadas no projeto Agentes Mirins da Defesa Civil, conduzido pela Defesa Civil de Barueri junto a estudantes da rede municipal. O tema está enquadrado nas ações estabelecidas pelo Programa Município VerdeAzul.

O projeto já formou 900 estudantes. Em 2019, já são cinco escolas envolvidas e 150 alunos que serão formados até o final do ano. De acordo com Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, no próximo mês será realizado o planejamento das escolas que participarão das atividades em 2020.

Turma da Corujinha
A campanha da Turma da Corujinha tem sido o meio utilizado para alertar a população nas mídias sociais sobre os riscos de incêndio nos períodos de estiagem. As ilustrações simulam situações reais interpretadas pela turma de mascotes da Sema.

“A orientação e a prevenção são o nosso foco quando o assunto é queimada urbana, lembrando que em Barueri a lei 2.633/2018 expressa claramente que é proibida a queima de resíduos de qualquer natureza, e que nossos fiscais estão sempre atentos a essa questão”, relata o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).

Temp