Dia da Mulher em Barueri emociona, homenageia e inspira
- 13 de março de 2017
O dia 8 de março em Barueri foi marcado por diversas ações que celebraram a luta de mulheres pela igualdade. A Secretaria da Mulher comandou oficialmente a programação voltada para Elas, dando início às atividades que acontecerão ao longo do mês.
O evento emocionou a plateia. A abertura contou com a palestra de baruerienses que compartilharam suas histórias de superação, reviravolta e sucesso. “saber que já somos mulheres empoderadas foi maravilhoso! As palestrantes contaram isso para todas nós, que temos garra e que podemos estar aonde quisermos e como quisermos”, disse a diarista Maria José da Silva.
Pérolas
A palestrante Edna Goldoni, representante do Brasil no congresso Mundial da ONU Mulheres, distribuiu pérolas e falou sobre o seu simbolismo.
“A pérola é formada a partir de grãos de areia que penetram a ostra, e em reposta ao corpo estranho, secreta uma proteção e assim ela nasce. Uma joia bela e rara. A pérola simboliza a transformação, representa a dor que muitas de nós passamos e precisamos superar”, disse.
Empreendedorismo nato
Já a palestrante Jordânia Pereira da Silva, fundadora de uma cooperativa de marcenaria, contou que as mulheres já nascem sendo líderes, coletivistas e visionárias - elementos essenciais para serem empreendedoras. “As mulheres reúnem características para o empreendedorismo. Cuidam do lar com liderança, organizam a vida de toda a família. Elas unem-se para a construção de uma sociedade melhor, cuidam dos seus filhos e dos filhos de outras pessoas, e já enxergam o futuro deles, buscando contribuir para que seja um sucesso”, destacou.
Exemplo
“Não importa o que aconteça, a força está dentro de gente”. Com essas palavras a psicóloga Aline Rosa encerrou o painel de palestras ao contar a história de superação de sua mãe. “Ela enfrentou tudo sozinha com dois filhos. Lutou e conseguiu criar a família, não poderia dar outro exemplo melhor de inspiração”, concluiu.
Cuidando de todos
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan, prestigiou o evento e destacou que a instituição não medirá esforços para cuidar de todos, especialmente das mulheres. “Iniciamos um trabalho voltado aos moradores de rua. Vi muitas mulheres que, sozinhas, cuidam dos filhos, mesmo sem a mínima estrutura. Vamos trabalhar e olhar mais para essas pessoas”, afirmou.
Mulher, inclusão e poesia
Na Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, as homenagens no Dia Internacional da Mulher foram conduzidas com música e poesia, o que emocionou mães, funcionárias e alunos que participam das atividades. “Inspira força, amor e dedicação. Luta e é guerreira”. Esses foram trechos recitados pela brinquedista Krisângela Nascimento, homenageando as mulheres.
“A homenagem, sobretudo, foi para as mães das pessoas com deficiência, que são exemplos de força e superação”, disse o secretário Carlos Roberto da Silva.
De farda e sempre belas
Pela manhã, as mulheres da Secretaria de Segurança receberam cuidados de beleza manicure e design sobrancelha. As agentes da GCM e Demutran contaram ainda com orientações para um estilo de vida mais saudável.