Mais dois novos cursos compõem grade da UAB – Polo Barueri

- 13 de março de 2017

A equipe da Universidade Aberta do Brasil (UAB - Polo Barueri) está festejando a chegada de mais dois novos cursos, que só fazem enriquecer ainda mais as opções oferecidas à cidade. São gratuitos e oferecidos por universidades públicas brasileiras na modalidade à distância. Há opções de graduação e pós-graduação.

Os cursos são de pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Práticas Pedagógicas e Especialização em Ensino de Ciências, ambos com início das aulas marcadas já para o primeiro semestre de 2017.

“É sempre motivo de comemoração quando fechamos mais parcerias com universidades renomadas do Brasil, afinal, amplia nossa atuação aqui na região e traz à população mais opções de formação gratuita e de qualidade”, destaca o coordenador do Polo, Edson César Stivalli.

O primeiro curso, Práticas Pedagógicas, é oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Já o segundo, Ensino de Ciências, é ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e terá início em 10 de abril. Ambos têm duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas/aula.

Além destes, o polo localizado em Barueri também sedia o curso de graduação em Engenharia, dividido em duas modalidades: de Computação e de Produção, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), já em andamento; e o curso de Especialização em Educação Ambiental, com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, em fase de conclusão, ministrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Uma das primeiras formações oferecidas pelo Polo foi Gestão em Enfermagem, também da UNIFESP, já concluída.

O trabalho de captação de novos cursos é incessante, conforme informa o coordenador Edson. Segundo garante, eles estão sempre em contato com novas universidades com o objetivo de trazer mais opções de graduação e pós-graduação para o município. A tendência é que cada vez mais cursos componham o Polo.

Cursos gratuitos
Os cursos da UAB são gratuitos. As aulas são na modalidade à distância (EAD) com encontros presenciais periódicos que acontecem no polo local à noite, durante a semana, ou aos sábados de manhã. Além disso, o polo também conta com infraestrutura completa para quem precisa e professores de plantão para tirar dúvidas.

Para concorrer a uma vaga basta ficar ligado no site da UAB – Polo Barueri, que divulga sempre que novos cursos chegam, bem como seus processos seletivos, que dependem da universidade que estiver oferecendo. Mais informações na página da UAB –Barueri: www.fieb.edu.br/uabpolobarueri.

Sobre a UAB
A UAB – Polo Barueri fica na avenida Andrômeda 500, 1° andar – Alphaville, nas dependências da FIEB.

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária. A metodologia adotada é a de Educação à Distância (EaD), com aulas semipresenciais que ocorrem periodicamente nos polos autorizados, como o da Fieb. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e as opções são ampliadas conforme os polos firmam parcerias com universidades estaduais e federais. O processo de seleção e períodos de inscrição dependem da universidade responsável pelo curso.