Ação conjunta recupera lago e nascente no condomínio São Fernando

- 13 de setembro de 2019

A Prefeitura de Barueri (por meio das secretarias municipais de Recursos Naturais e Meio Ambiente, de Serviços Municipais, de Obras e de Governo) realizou, em conjunto com os moradores do São Fernando Residência e com a Sabesp, a recuperação ambiental do lago do condomínio. Houve preservação de nascentes, canalização do esgoto, ligação das casas à rede de coleta da Sabesp e revitalização das encostas através de arborização.

O projeto começou devido ao despejo ilegal de esgoto no córrego que fica nos arredores e adentra o condomínio. Durante o período de chuvas, as águas levavam os dejetos para o local provocando a contaminação de nascentes e do lago, além de alagamentos, mau cheiro e até a queda de um muro de contenção.

A solução adotada ocorreu com o trabalho das três esferas: sociedade civil (condomínio), Prefeitura e Sabesp (concessionária responsável pela distribuição de água e pela coleta e tratamento de esgoto). A separação do esgoto das águas, bem como a limpeza e recuperação do lago, além da revitalização dos arredores ficou a cargo das secretarias municipais.

No caso da coleta e tratamento de esgoto, a responsabilidade passou para a concessionária, e aos moradores couberam as ligações de esgoto e a conservação das áreas recuperadas.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), ressaltou que a área estava muito degradada. “Antigamente isso era um esgoto, morrendo peixes, um cheiro horrível e, hoje, olha a maravilha que está aqui. E ainda não finalizamos, depois da recuperação, vamos plantar muitas árvores e vamos deixar muito bonito isso aqui”, explicou.

Temp Temp