Prefeitura mantém rede ampla de atendimento na saúde

- 13 de dezembro de 2016

A Prefeitura de Barueri mantém uma rede ampla de atendimento no setor da saúde. São equipamentos que estão distribuídos por todas as regiões da cidade, com médicos que acompanham tratamentos e atendem casos de emergência, e postos que lidam com saúde básica e preventiva; e que mantêm serviços de exames, diagnósticos e fornecimento gratuito de medicamentos.

Para o atendimento emergencial há quatro pronto-socorros, nos bairros do Centro, Parque dos Camargos, Jardim Mutinga e Engenho Novo. Ainda no Centro, crianças têm atendimento especial no Pronto-Socorro Infantil. No mesmo prédio do pronto-socorro central funciona a maternidade municipal.

Instaladas em 16 bairros, as Unidades Básicas de Saúde dão acompanhamento médico por meio de consultas agendadas, mantêm serviço de vacinação e possuem postos de fornecimento gratuitos de remédios, entre outras atividades de saúde básica.

Duas policlínicas (Jardim Silveira e Engenho Novo), mais o Ambulatório de Especialidades do Jardim São Pedro, prestam atendimento ambulatorial com especialidades médicas, além de fazerem alguns exames, como ultrassonografia, raio x e de cardiologia, entre tantos outros.

A Farmácia Central do Jardim São Pedro mantém atendimento ao público 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. Os remédios estão disponíveis para os munícipes que não têm condições financeiras de comprar nas farmácias particulares. Para utilizar os serviços, o munícipe deve possuir o Cartão Barueri e estar com a receita médica.

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Morán (HMB), na Vila Porto, é a referência municipal nos procedimentos médicos que necessitam de ambiente hospitalar. Os encaminhamentos são realizados pela Secretaria de Saúde de Barueri, em seus serviços nas unidades básicas de saúde, setor de Especialidades, prontos-socorros e Fisioterapia. O HMB possui cerca de 300 leitos de internação, e realiza exames de imagens, cirurgias de pequena e média complexidade.

O Centro de Saúde Funcional de Barueri foi o primeiro público do gênero inaugurado no País. Trata-se de um novo conceito de tratamentos em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, na promoção, prevenção e recuperação do indivíduo. Atende no Jardim Belval.

Mais informações sobre estes e outros serviços da saúde podem ser obtidas pelo telefone 4199-3100.