Temp

14 de março é Dia Nacional dos Animais

- 14 de março de 2022

Proteção animal é assunto sério para a Prefeitura de Barueri. A cidade realiza diversas ações protetivas e de conscientização por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Nesta segunda-feira (dia 14), quando se comemora o Dia Nacional dos Animais, Barueri lembra alguns de seus projetos empreendidos o ano todo para garantir que todas as vidas tenham seus direitos respeitados.  

Cetas 

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri é uma referência em toda a região. Seu papel principal é o acolhimento de animais silvestres, em sua maioria vítimas de tráfico, apreendidos pelas polícias Militar e Ambiental. Lá, as espécies recuperadas passam por tratamento e reabilitação e, quando recuperados, são soltos ou repatriados. E não algum deles não têm condições de retornar ao seu habitat natural, são encaminhados a Centros de Proteção.  

Cepad 

O Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) é outra referência no que diz respeito à proteção animal. O serviço conta, dentre muitas coisas, com o Resgate Animal, que utiliza ambulância Semi UTI no socorro de animais em situação de abandono atropelados ou doentes com gravidade para tratamento. Após a completa recuperação, são castrados, vermifugados, microchipados, vacinados e encaminhados para adoção responsável. 

Campanhas de Castração 

A cada dois meses acontece em Barueri o Mutirão para Castração de Cães e Gatos, no parque Dom José, onde os pets dos munícipes cadastrados passam pelo procedimento de forma gratuita. A cada edição são abertas mais de 600 vagas. 

Programa Amigo Pet 

Criado pela Lei Municipal 2.845, de 12 de Julho de 2021, o Programa Amigo Pet proporciona a realização de doações de ração, brinquedos, medicamentos, vestuários e entre outros itens por parte de empresas e munícipes para auxiliar tutores de baixa renda, as Organizações Não Governamentais (ONG) e os protetores de animais.  

Temp Temp Temp Temp Temp