Janeiro Branco: Barueri promove ações de prevenção à Saúde Mental

- 15 de janeiro de 2021

A campanha “Janeiro Branco” no Brasil chega à sua 8ª edição com o lema “Todo Cuidado Conta”.  Em Barueri, a Prefeitura está engajada na prevenção à Saúde Mental, por meio dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O tema demanda ações em áreas como cultura e artes, educação e segurança pública, com a ideia de melhorar a eficácia da aplicação do projeto

Neste ano, a ação busca promover um pacto pela Saúde Mental em meio à pandemia da Covid-19.

Em Barueri, a campanha reforça o contínuo trabalho desenvolvido pela Saúde Mental.  “Estamos felizes com os resultados”, destacou a diretora, Rita de Cássia Bittencourt Stella, que falou como tem sido as ações na cidade. “Na pandemia, para garantir o índice de pertencimento dos nossos usuários para com os nossos serviços, adotamos a estratégia de teleatendimento e de visitas domiciliares para que os pacientes não ficassem desassistidos em relação aos seus projetos terapêuticos e tratamentos medicamentosos. Realizamos também alguns atendimentos presenciais, passando pela triagem, obviamente tomando todos os cuidados de higiene”.

Segundo a diretora, quem precisa de ajuda psicológica pode procurar uma unidade de saúde mais próxima. E explica que paciente em situação de surto pode ser atendido no CAPS Estação, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. “Tem portas abertas. Não precisa de encaminhamento, porém é necessário estar em estado de crise”, ressaltou Rita de Cássia.

A campanha
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha ganhou vida em janeiro de 2014 e vem se consolidando como a maior do mundo em outros países como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda, sempre em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Profissionais liberais, instituições sociais, políticos, artistas, líderes religiosos e cidadãos têm abraçado a causa.

Adoecimento emocional
O tema tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e sentidos existenciais. No Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas tenham ou venham a ter problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais.

Segundo o psicólogo Leonardo Abrahão, a humanidade precisa de um pacto pela Saúde Mental em que todas as pessoas se comprometam com a ideia de que ‘todo cuidado conta!’ quando o objetivo é a criação de condições para vidas mais saudáveis e melhores para todo mundo.

A Campanha Janeiro Branco trabalha com cinco objetivos. Um deles é o marco temporal estratégico de fazer com que as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.

Vale destacar ainda alguns princípios básicos, como: ações sem fins lucrativos; campanha gratuita, pública, democrática, descentralizada e sem relação com qualquer entidade específica; e projeto sempre em construção e que aceita todo tipo de colaboração

Bem-estar mental
A campanha Janeiro Branco é dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos. “Saúde mental é poder estar no mundo de uma forma que você faça coisas que te dê prazer, que as pessoas tenham autoreconhecimento e contatos bons na vida”, explicou a psicóloga Roberta Mota Lopes, pontuando ainda que o indivíduo precisa ter o poder de distinguir o que lhe faz bem para se organizar. “Quando a gente pensa em saúde mental, a gente vai pensar em aspectos saudáveis de vida. E isso engloba tanto escolhas, atitudes e comportamentos quanto também as relações que você vai criando com as pessoas para que isso seja mais próximo dos seus valores e com aquilo que te faz bem”.

Assista ao  vídeo