Parque da Maturidade retoma atividades

- 16 de maio de 2017

Aos poucos, mas de forma efetiva, o Parque da Maturidade José Dias da Silva vem retomando as atividades e criando novas opções para os cerca de 4 mil cadastrados.

Chamado pelos próprios frequentadores de “paraíso dos idosos”, o complexo pertence a  Secretaria de Promoção Social  e é  destinado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos,  moradores de Barueri. Erguido numa área total de 58.924,72 metros quadrados, a construção de 7.881,65 metros quadrados, possui os setores administrativo, cultural, esportivo e de saúde.

Recentemente, a administração do Parque detectou um aumento de praticamente 100 por cento no número de frequentadores em relação ao ano passado. O complexo passa por uma série de melhorias em sua estrutura física e também em relação ao atendimento.  A retomada de atividades  e a criação de novas opções vem trazendo os idosos de volta ao Parque.

Já estão funcionando a todo vapor as aulas de alfabetização, inclusão digital, coral, violão, teatro, pintura em tela, crochê, academia, ginástica, volei e basquete. O Parque conta também com um grupo de plantadores que estuda sobre Educação Ambiental e tem por objetivo colocar em prática e multiplicar seus conhecimentos. Já o grupo de contação de histórias objetiva preservar a cultura oral e transmitir conhecimento a partir das experiências e vivências, colocando o idoso como protagonista. Esse grupo tem extensa programação para junho, incluindo visitas aos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Barueri.

Além disso, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos reúne idosos em grupo com intuito de fortalecer o indivíduo, os vínculos familiares e comunitários, além de desenvolver potencialidades por meio de atividades coletivas.

ARTES, PASSEIOS, FESTAS

No dia 27 de abril os idosos estavam em festa. Os bailes, eventos dos mais aguardados, foram retomados. A festa foi para os aniversariantes dos meses de janeiro a abril.

Outro baile, em comemoração ao Dia das Mães, aconteceu no dia 12 de maio. Segundo a coordenadora, Nádia Amaral, foi uma homenagem as idosas que na verdade são mães duas vezes. Os bailes são exclusivos para os idosos e seus convidados.

Nos dias 2 e 4 de maio aconteceram duas atividades importantes, ligadas ao setor cultural do Parque. A primeira foi a  estreia da peça "O auto da barca do inferno" encenada pelo grupo teatral de idosos no auditório Yojiro Takaoka , espaço com 180 lugares que foi completamente reformado.

A segunda, foi uma atividade intergeracional entre os idosos do Parque da Maturidade e os adolescentes da Escola Estadual Bueno Aires, no bairro de Santana,  em São Paulo. Nessa ocasião, o grupo de teatro apresentou a peça aos adolescentes.

O Parque da Maturidade tem desenvolvido atividades intergeracionais. Essas ações visam incluir crianças, adolescentes e jovens de maneira a prevenir os preconceitos quanto ao envelhecimento, diminuir o isolamento social e conflito intergerações, proporcionar troca mútua de saberes e inclusão do idoso na família e comunidade.

Nádia Amaral avalia que essas atividades são extremamente importantes: “conseguimos sensibilizar adolescentes e mostrar que eles também passarão pelo processo de envelhecimento. Além disso, essa troca mútua de experiências é importante para o futuro da sociedade, pois são tratadas questões como o respeito, o afeto e a compreensão”.

A Secretaria de Promoção Social já deu andamento  para apresentação da peça “O auto da barca do inferno” no Teatro Municipal de Barueri. Em breve a população poderá prestigiar esse espetáculo encenado pela terceira idade.

Miss e Mister Melhor Idade terá apresentação de Márcio do Trio Los Angeles
Já que interagir é saudável, vale destacar que os idosos do Parque participarão ativamente do dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes). Nesta data, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente fará uma grande mobilização em Barueri.

Nos dias 15 e 16 de maio, os profissionais Flávio Tambelini Juliani e Wellington Correia Mennezes, da Secretaria de Saúde estieveram no Parque orientando os idosos sobre o câncer bucal. A ação faz parte da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, organizada pela Secretaria de Saúde.

Dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, os idosos interessados farão um passeio para a cidade de Guararema/SP, cidade do vale do Paraíba. A retomada das viagens era um desejo dos idosos.

Grande festa
Em visita ao Parque da Maturidade a secretária de Promoção Social, Adriana Bueno Molina anunciou que este ano, o Concurso Miss e Mister Melhor Idade será glamouroso. Por conta disso, já está acertado com cantor Márcio Mendes, líder do Trio Los Angeles, a apresentação desse evento.

Ele esteve no Parque da Maturidade no final de abril e causou furor ao conversar com os idosos e gravar passagens para seu programa. O Miss e Mister coincidirá com a reinauguração do Parque da Maturidade, que passa por reformas estruturais. De acordo com Adriana Molina, o trabalho é amplo e intenso: “As reformas, retomada de atividades e a humanização no atendimento permitirão que o Parque volte a ser o tão sonhado paraíso dos idosos, onde eles terão todo o tratamento, respeito e atenção que realmente merecem”.