Temp

Pacientes da hemodiálise do HMB ganham cobertores e café da manhã especial

- 17 de março de 2023

Os pacientes do Centro de Hemodiálise Drª Sandra Vicenza Sarno, situado no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), foram agraciados com a doação de cobertores e um café da manhã especial em virtude do Dia Mundial do Rim. As ações aconteceram entre os dias 9 e 13 deste mês. 

A data, que é comemorada sempre na segunda quinta-feira do mês de março, foi instituída pela Sociedade Internacional de Nefrologia com o objetivo de alertar, instruir e conscientizar a população sobre as doenças renais, tendo como foco a prevenção.  

O café servido aos pacientes em tratamento é composto por café com leite ou suco integral, pão com queijo e alguma fruta fresca com baixo teor?de?potássio. Em virtude da data, o mimo teve também bolo com cobertura de chocolate, torta de frango e salada?de?frutas, tudo sob a supervisão da equipe de nutrição do HMB.  

Quanto aos cobertores, trata-se da Campanha Cobertor do Bem. São 250 peças e foram doadas a partir de uma parceria entre a Comissão de Humanização do HMB, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) de Barueri. Todos os pacientes que fazem tratamento no HMB receberam. 

“Essa era uma necessidade que os pacientes já tinham e com o apoio do Fundo Social e da Sads foi possível atendê-los. Esse tipo de ação vai ao encontro do tratamento humanizado que é dado aos pacientes no HMB”, falou Paulo Tierno, diretor técnico da unidade. Outros 50 cobertores devem chegar nos próximos dias para serem entregues às pessoas que irão iniciar a hemodiálise na unidade. 

A prevenção é o melhor tratamento    

De acordo com a Organização Internacional World Kidney Day, cerca de 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) padece de alguma doença renal crônica (DRC), que pode ser fatal se não for tratada. A prevenção é a melhor forma de evitar que se chegue a esse estágio. 

Segundo Silvania Gomes de Carvalho dos Santos, nutricionista clínica do HMB e responsável pela nutrição do Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, o acompanhamento nutricional é essencial em todas as fases da vida, trabalhando tanto na prevenção como na promoção da saúde, caso já tenha alguma patologia diagnosticada.  

“No caso da doença renal crônica, a nutrição exerce papel relevante, uma vez que a orientação dietética e individualizada visa auxiliar no controle de possíveis complicações, tanto no tratamento conservador como na terapia renal substitutiva, a hemodiálise”, disse. 

A especialista alertou para fato de os cuidados com o órgão não fazerem parte dos hábitos de uma parte considerável da população. “Infelizmente, as pesquisas nos revelam que de um modo geral as pessoas não têm o hábito de controlar a função renal e só passam a se preocupar com a alimentação a partir do momento em que recebem o diagnóstico positivo da doença. Para evitar que isso aconteça, nós sempre estamos alertando e enfatizando a importância do consumo de uma alimentação saudável, equilibrada e personalizada para cada indivíduo, evitando não apenas a doença renal crônica, mas também outros males”, afirmou. 

Além de uma alimentação balanceada e saudável, adotar outras práticas pode ajudar a prevenir a DRC.  Idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver a lesão e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue. O objetivo é conhecer e evitar os fatores de risco, pois essa é a melhor forma de prevenção. 

Outros grupos de risco: portadores de diabetes, hipertensos, pessoas com obesidade, doenças cardiovasculares, fumantes e pessoas que fazem uso de medicações nefrotóxicas. 

Cuidar da saúde global é a melhor forma de proteger a saúde dos rins. Todas as pessoas devem cultivar hábitos saudáveis e evitar hábitos deletérios. 

  • Praticar exercícios físicos regulares; evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras; 

  • Controlar o peso corporal, a pressão arterial, o colesterol e a glicose; 

  • Não fumar; 

  • Não abusar de bebida alcoólica; 

  • Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais; 

  • Evitar quadros de desidratação; 

  • Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina; 

  • Consultar regularmente seu médico clínico geral; 

  • Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica. 

Temp Temp Temp