Temp

Barueri celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

- 20 de abril de 2022

No domingo (24 de abril) é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Barueri se destaca pelo seu compromisso em garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. 

O Dia Nacional da Libras é celebrado em 24 de abril porque nesta data, em 2002, a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. No entanto, só em 22 de dezembro de 2005 a lei foi regulamentada pelo decreto 5.626 e incluiu a Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, bilingues, pedagogos e fonoaudiólogos, dentre outras atribuições, o que representou um grande passo.  

A facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda também está assegurada pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. E as conquistas continuam ocorrendo. Em 2010, a lei 12.319 regulamentou a profissão de tradutor e de intérprete de Libras.  

Cada vez mais a Libras tem conquistado adeptos e despertado a curiosidade de pessoas não surdas a aprenderem essa outra forma de se comunicar. Mais que isso, esse interesse rompe a barreira da comunicação e traz à tona a importância da criação de políticas públicas, tema no qual Barueri se destaca. 

Oficinas de Libras 

Uma das ações que representam o engajamento do município em ampliar o acesso a Libras ao máximo de pessoas é por meio das oficinas promovidas gratuitamente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).  

“Em menos de uma hora, assim que abrimos a inscrição para as oficinas de Libras, as vagas já tinham sido preenchidas. Isso comprova que as pessoas querem entrar nesse universo. É motivo de orgulho promover isso à população”, ressalta o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos). 

Libras nas escolas 

A Educação de Barueri, por meio do Departamento de Educação Especializado (DEE), também garante a inserção da Língua Brasileira de Sinais nas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental, dando apoio às crianças surdas que contam com o suporte de professores intérpretes, entre outras iniciativas.  

Direito à informação 
Desde o começo de 2021, todas as produções audiovisuais da Prefeitura de Barueri criadas pela Secretaria de Comunicação contam também com uma intérprete de Libras. A iniciativa começou para ampliar ainda mais o acesso às notícias e novidades da cidade, afinal, todos têm direito à informação. 

Curiosidades  

Você sabia que a Libras tem estrutura gramatical própria e que ela também possui regionalidade? A Língua de Sinais, assim como todas as línguas, é viva e possui características próprias de acordo com cada nacionalidade.  

Vale lembrar, a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil, reconhecida na constituição, conforme a lei de número 10.436 de 2002. 

Temp Temp