Defesa Civil acompanha testes em novos equipamentos de resgate

- 20 de fevereiro de 2017

Na quarta-feira (dia 15), integrantes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, acompanharam na sede da CCR ViaOeste (na rodovia Castello Branco, altura de Alphaville) a demonstração prática dos novos equipamentos de resgate adquiridos pela concessionária.

O que mais atraiu atenção foi o dispositivo conhecido como Catchbags, que utiliza almofadas infláveis para reerguer veículos tombados.  A demonstração foi com um ônibus. “É um equipamento importante porque, em poucos minutos, é possível destombar veículos pesados sem precisar interditar todas as faixas da rodovia”, observou Alexandre Leal, subinspetor da Defesa Civil.

Também foram apresentados um caminhão autobomba com jato que alcança até 56 metros no combate a incêndios e uma carreta para combater emergências químicas.

Para o coordenador-geral de Proteção e Defesa Civil de Barueri, Rogério Brambilla, mais importante que conhecer novas tecnologias foi a oportunidade de integração com a concessionária e seus resgatistas. “Barueri é acessada por duas rodovias administradas pela CCR. Uma emergência na Castello ou no Rodoanel pode impactar na cidade inteira. Temos que estar sempre sintonizados,” explicou.

Roberto Lago, coordenador do órgão barueriense, destacou que o conhecimento de novos equipamentos, aliado à sua experiência no Corpo de Bombeiros, pode auxiliar na reestruturação operacional da Defesa Civil. “É sempre bom saber o que já existe no mercado. É possível planejar quais veículos e tecnologias se encaixam na nossa rotina.”