Guardas municipais de Barueri aprimoram técnicas em treinamento de qualificação

- 23 de abril de 2018

Na manhã da quarta-feira (dia 18), 25 agentes da Guarda Civil Municipal de Barueri se reuniram num estande de tiros para a última etapa do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), iniciado no segundo semestre do ano passado.

O EQP é realizado periodicamente, obedecendo à normativa da Polícia Federal, que obriga todo o efetivo da Guarda Municipal a cumprir 80 horas de aperfeiçoamento profissional. Em Barueri, 100% da tropa concluiu o treinamento.

“Manter o guarda sempre treinado e ativo faz parte do nosso trabalho. O policial pode ter trinta anos de experiência, ainda assim precisa de aperfeiçoamento”, relata o coordenador de treinamento da GCM, inspetor Leandro Hengles.

Ao total, são sete dias de curso em sala de aula, onde os guardas passam por treinamentos em legislação (municipal, estadual e federal), gerenciamento de crise e outros temas específicos do dia a dia da profissão.

A última etapa é o treinamento de tiro. Nele, os guardas recebem orientações de um treinador profissional, que sugere situações comuns à vivência das ruas. Em uma delas, os alunos precisam correr pelo local para elevar o metabolismo, lembrando a adrenalina vivida nas operações. Logo depois, simulam situações de maior perigo, como roubo de comércio e assaltos com reféns, com o objetivo de melhorar o reflexo e destreza do disparo. “No patrulhamento do dia a dia nos deparamos com esse tipo de ocorrência. Um treinamento como esse só tem a agregar no policiamento”, afirmou o subinspetor Paulo Egídio Moreira, logo ao sair da simulação.

Esse aperfeiçoamento, treinamento e capacitação geram maior comprometimento e segurança aos guardas municipais. Consequentemente, o resultado é colhido nas ruas de Barueri.

“Ao retornarem à sala de aula, os guardas são orientados e atualizados com o que há de mais moderno. Com certeza saem daqui mais preparados para atenderem a população de Barueri”, conclui o comandante da Guarda, Marcus Aparecido Guedes Ramos.

Temp Temp Temp