Temp

Folia antecipada no Parque da Maturidade

- 24 de fevereiro de 2017

Centenas de idosos participaram na quinta-feira, dia 23 do “Carnaval de Rua” do Parque da Maturidade José Dias da Silva. A folia começou cedo. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, o tradicional carnaval do Parque foi só alegria para os idosos. Fantasiados, eles dançaram ao som das tradicionais marchinhas e só tinham motivos para comemorar.

Roberto Ernesto Gali, de 65 anos, estava fantasiado de mulher e não parou de dançar um minuto:“A felicidade voltou! Isto aqui é o paraíso!” Roberto é frequentador do Parque há 5 anos e faz aulas de vôlei, natação, academia, teatro e coreografia. Morador do Jardim Maria Helena, ele diz que o nome do Parque deveria ser paraíso.

Neide Correa da Silva, de 74 anos, frequenta o Parque da Maturidade desde sua inauguração, em 2008. Ali ela faz natação, vôlei, dança de salão, coreografia e alfabetização. Neide é uma das autoras do livro “Voz Viva”, uma compilação de textos de idosos que fizeram aulas de alfabetização no Parque. Fã de carnaval, ela achou a volta da comemoração excelente: “Está tudo ótimo. Houve uma transformação muito grande e tudo está maravilhoso, principalmente a administração que mudou cem por cento”.

Mudanças
O Parque da Maturidade José Dias da Silva é um equipamento pertencente a Secretaria de Promoção Social. Destinado aos maiores de 60, concentra atividades nas áreas cultural, esportiva e de saúde. Segundo o coordenador do espaço, Fábio Smilari, o Parque passa atualmente por uma série de reestruturações importantes: “está sendo refeita a estrutura física, principalmente nas áreas administrativa e de saúde. Estamos retomando algumas atividades que não existiam mais, como projetos na área de saúde envolvendo a diabetes e a hipertensão. Além disso, a piscina será reaberta e as aulas de  ginástica voltarão a acontecer”. Sobre o carnaval, Fábio frisou que é uma “atividade que eles adoram”. Também estão previstas mudanças no setor cultural, envolvendo bailes, teatro e cinema.