Temp

Cultura no Cotidiano entrevista Cleo Monteiro Lobato nesta quarta-feira, 25

- 25 de agosto de 2021

Em cada edição do programa Cultura no Cotidiano – Entrevistas um convidado é entrevistado pelo secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar. O objetivo do programa criado durante a pandemia é promover bate-papos sobre o universo cultural em suas mais diversas expressões artísticas envolvendo os professores dos Núcleos de Dança, Música, Oficinas de Artes e personalidades que tenham relevância para a arte e a cultura.  

Nesta quarta-feira, dia 25, a convidada será Cleo Monteiro Lobato, bisneta do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). Cleo é formada em história pela USP, escritora e idealizadora do site www.monteirolobato.com. Ela começou a promover o legado de seu bisavô através do Instagram @lobatocomvc. 

A partir de 2018 iniciou o trabalho de promover a memória de seu bisavô Monteiro Lobato idealizando o website www.monteirolobato.com. Em 2019 deu continuidade a esse trabalho no Instagram @cleomonteirolobato e também no @lobatocomvc para atingir uma maior e mais jovem audiência. Além disso, Cleo está fazendo a atualização e tradução do livro Reinações de Narizinho junto com Nereide Santa Rosa da Underline Publishing. Já traduzidos e adaptados há as primeiras duas histórias: Narizinho Arrebitado - livro 1 e O Sitio do Pica-Pau Amarelo - livro 2, ambos em português e também em inglês com ilustrações novíssimas de Rafael Sam. 

Quem nunca ouviu falar do Saci Pererê? Um dos personagens mais populares do folclore brasileiro, conhecido por ter uma perna só, às vezes usa gorro, outras não, apronta travessuras e muda de aparência conforme o jeito que se conta a história. Como forma de resgatar essa arte popular, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou em 2018 o primeiro concurso e exposição de artes visuais “O Inquérito do Sacy”. Na época, o concurso fez parte da comemoração do centenário da publicação do livro “Sacy Pererê: Resultado de um Inquérito”, escrito por Monteiro Lobato.  A exposição dos trabalhos foi realizada no Museu Municipal, em agosto daquele ano. 

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o folclore e o escritor? Então não perca o programa Cultura no Cotidiano - Entrevistas, que será on-line, às 19h, com transmissão via Youtube e Facebook Cultura Barueri Oficial. 

Temp