Temp

CMDCA realiza Conferência

- 25 de novembro de 2022

 

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro foi realizada de forma híbrida a Décima Primeira Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.  

Norteada pela Décima-Segunda Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o objetivo foi avaliar os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescentes. 

A Conferência, organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Barueri, pela Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e com apoio da Secretaria de Educação, foi aberta por Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, que destacou a importância do tema e do momento. “É hora de reflexão e busca de soluções, pois a pandemia causou reflexos nas crianças, no ensino e, principalmente, nas famílias”.  

Wilson Negrão, vice-presidente do CMDCA de Barueri, enfatizou que “as conferências são um importante marco onde há inclusão da população na tomada de decisões”. 

Palestra 

No primeiro dia de Conferência, a palestrante Gabriela Schreiner, consultora independente para assuntos relativos à família, gênero, direitos das crianças e adolescentes e políticas públicas no Brasil e na América Latina, orientou a reflexão sobre o tema. Ela abordou detalhadamente os cinco eixos propostos falando sobre saúde física e mental, a situação atual das políticas públicas para crianças e adolescentes, a questão da evasão escolar durante a pandemia, o aumento da violação de direitos de crianças e adolescentes, a importância da participação de crianças e adolescentes na tomada de decisões, os recursos econômicos etc. 

Além da palestra no primeiro dia de Conferência, Gabriela já havia capacitado os técnicos sobre a metodologia para que fossem desenvolvidos previamente os temas com as crianças e adolescentes. 

Cras 

A participação dos seis Cras (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade foi fundamental. Eles já haviam realizado a pré-conferência com a participação das organizações da sociedade civil de cada território. Durante o evento, crianças, adolescentes e técnicos formaram grupos para elaboração de propostas, votaram essas e escolheram um delegado por Cras. No terceiro e último dia de conferência, mais votações.  

Para cada um dos cinco eixos foi escolhida uma proposta e, de todos os delegados indicados, foram eleitos dois representantes do CMDCA; dois da sociedade civil; dois do governo; um do Conselho Tutelar; quatro adolescentes e duas crianças.  Todos representarão Barueri na Conferência Regional.            

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp