Temp

Parque Dom José recebe milhares de pessoas no Festival de Artes e Empreendedorismo Urbano

- 25 de abril de 2022

O Parque Municipal Dom José foi cenário de múltiplas expressões da cultura urbana no dia 23 (sábado). O público pode prestigiar o Festival de Artes e Empreendedorismo Urbano (FAEU), que teve apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. O Festival também aconteceu na Aldeia de Barueri, no dia 22 (sexta-feira). Um dos pontos altos do FAEU no Parque Dom José foi a realização da edição do Breaking Combate, uma competição da mais popular dança de rua. 

“Fiquei feliz em ver tantos jovens participando e assistindo a competição. Estamos realizando vários eventos envolvendo todas as áreas da cultura, que vai desde a música clássica, passando por ritmos populares como o samba, até o hip-hop, entre outras modalidades artísticas”, afirmou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo. 

E por falar em samba, no domingo à tarde (dia 24), o estacionamento da Fatec, próximo à Câmara Municipal, foi palco para o Samba na Praça, que atraiu vários apreciadores do gênero, evento também promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo. 

Workshop 
No primeiro dia do Festival, dia 22, houve workshop e palestras com artistas da cultura urbana de várias partes do país, que teve lugar na Estação Cultural Luiz Fernandes,  na Aldeia de Barueri. 

Espaço para expressões multiculturais, o FAEU serviu para fortalecer a economia criativa dos empreendedores da cultura urbana ligados ao hip-hop, streetwear, além de artistas como B-Girls, B-Boys, grafiteiros, DJ's, MC's, moda e gastronomia. O evento também teve apoio do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo de São Paulo.  

O evento começou às 13h com os filtros e batalhas de B-Boys, depois veio um desfile de marcas urbanas. Em seguida, a competição Kids e a disputa de B-Girls, mostrando a força das mulheres dentro da cultura hip-hop e do esporte urbano. Por fim, a Batalha de MC´s finalizou o evento.  

Campeões 
No total, foram mais de 200 participantes, entre B-Boys e B-Girls. Os campeões foram:  

  • Kids - 1º lugar a B-Girl Angel do Brasil (de 12 anos), que treina em Barueri e já coleciona prêmios nacionais e internacionais. Em 2020, ficou em 2º lugar no E-Fise  Montpellier, da França, e em 2021, em 1º lugar no All Dance Brazil.  

  • B-Girls - a vencedora foi a paraense Mayara Colins, conhecida como Mini Japa, que em 2018 ganhou a Red Bull BC One Cypher Brazil e representou o país no mundial da Suíça. 

  • B-Boys - o mineiro Gilberto Araújo, conhecido como B-Boy Rato, foi o primeiro colocado. Ele tem se destacado em grandes eventos no cenário nacional e internacional. 

  • Batalha de Rimas - o vencedor foi o MC Big Mike, que no final de 2021 foi um dos três  ganhadores da BDA 5 anos.  

Outro grande destaque do evento foi o grafiteiro Sotaq, que em sua arte fez uma homenagem a Cindy Campbell e ao DJ jamaicano Kool Herc, considerado o "Pai do Hip-Hop". 

Temp Temp