Temp

Centro de Referência pela Primeira Infância requalifica quase 3 mil profissionais de Educação

- 26 de dezembro de 2022

Durante o ano de 2022, o Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI) realizou uma série de atividades de formação de professores da Educação Infantil, Maternal e Pré-escolas da rede municipal. Foram 2.938 profissionais que participaram dos encontros formativos e das oficinas no CRPI. 

O Centro de Referência busca possibilitar o desenvolvimento infantil por meio de experiências e vivências que promovam a autonomia e o protagonismo da criança. Nesse contexto, o CRPI prioriza o contato com os elementos da natureza e os materiais não estruturados, que dão inúmeras oportunidades através do brincar.  

No primeiro semestre, os professores de todas as escolas de educação infantil receberam a formação no Centro de Referência, em uma ação que ocorreu durante todo o mês de maio, para fortalecer a rede de apoio e garantir o direito ao brincar. Essa rede faz parte do movimento realizado com a temática “Confie na força do Brincar”, que teve a participação de outras secretarias municipais e o encerramento no parque municipal Dom José, com muitas brincadeiras às crianças e seus familiares.  

No segundo semestre, os docentes das escolas Maternais e de Organizações Sociais (OS) iniciaram o ciclo de formação sobre os “Marcos de Desenvolvimento Infantil”. Ao todo, cerca de 648 profissionais que atuam na primeiríssima infância participaram dos encontros.  

Para os professores das pré-escolas, a proposta de formação buscou valorizar as práticas exitosas que ocorrem nas unidades escolares da rede. Para tanto, a equipe gestora e docente da escola João Evangelista foi convidada a apresentar na formação amostras e exposição dos projetos realizados, enquanto o CRPI embasou essas práticas com a temática “Brincar Heurístico: Harmonia, Estética e a Simetria no fazer pedagógico”. 

Ao todo, cerca de 522 profissionais que atuam nas pré-escolas do Município participaram dessa formação. A proposta de valorização das boas práticas tem previsão de continuidade para 2023, em que outras escolas também poderão compartilhar experiências de sucesso.  

Centro de Referência 
O Centro de Referência atua em quatro áreas: atendimento às crianças, atendimento aos familiares, formação dos profissionais que atuam com as crianças, e ações intersetoriais de políticas públicas voltadas para primeira infância. 

O CRPI oferece aos munícipes e aos profissionais que atuam com as crianças um espaço que garante o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal da Primeira Infância, ampliando a visão de proteção à primeira infância e garantindo que as crianças de 0 a 6 anos sejam prioridade frente às políticas públicas desenvolvidas pelo poder Executivo municipal. 

Temp Temp Temp