“Universo da Administração” atrai centenas de visitantes à Fieb Jardim Mutinga

- 26 de novembro de 2018

A cada semestre, a unidade Jardim Mutinga da FIeb promove o chamado “Universo da Administração”, uma verdadeira feira que envolve alunos do curso da escola para demonstrar na prática o que os estudantes aprendem em sala de aula além de seus Trabalhos de Conclusão de Cursos. Contudo, essa 9ª edição, realizada em 12 de novembro, também incluiu turmas de Logística e Segurança do Trabalho para fortalecer o evento.

Na feira, os futuros empreendedores têm a oportunidade de criar suas empresas e apresentar os produtos nos estandes. O coordenador do curso de Administração, professor Newton Cesar de Freitas Sportore, frisa o método da atividade. “É o tipo de evento que o aluno se envolve realmente. Ele tira a teoria que é um plano de negócio e traz isso para a prática, tanto é que, em vários estandes, os alunos vendem também. Ou seja, exercem o empreendedorismo na prática. Outros somente apresentam o trabalho e são avaliados pelos professores e pelos alunos de Administração”, explica.

31 estandes
Com o acréscimo dos cursos de Logística e Segurança do Trabalho, a feira somou 31 estandes, além de uma minipraça de alimentação. Segundo o docente, a ação promove grande liberdade na elaboração da feira. “A gente deixa esse espaço para os alunos conversarem com os professores e visitantes. Mesmo que eles estejam vendendo, o foco principal é explicar o negócio escolhido por eles. Então, recebem uma ficha de avaliação e essa nota vai configurar a nota final. Eles têm duas notas, uma do trabalho escrito, do plano de negócios, e a outra nota, que tem o mesmo peso, sai daqui do evento com a avaliação de professores e alunos”, declarou Sportore.

Por fim, o coordenador volta a exaltar o envolvimento dos alunos e elogia as novidades que surgem a cada semestre. “Como a gente pode ver, eles se envolvem, tudo isso é deles. A gente coloca a estrutura, o estande e o ponto de energia, o resto eles fazem tudo. Inclusive, eles são avaliados pelo tanto de gente que atraem. O sucesso da feira é 100% deles”, conclui.