Escola de Barueri faz intercâmbio e propaga cultura popular de Santa Catarina
- 27 de abril de 2017
Na noite de quarta-feira, dia 27, a Maternal Egle Aparecida Rodrigues Campos promoveu o lançamento do projeto "Intercâmbio Cultural Brincar Sem Fronteiras" , que promoverá a troca de experiências entre a cidade de Barueri por intermédio da implementação das brincadeiras e manifestações folclóricas que ocorrem no estado de Santa Catarina. O projeto também integrará elementos culturas dos povos indígenas e africanos como danças, cantigas e capoeira, por exemplo. As atividades estão divididas em três fases: "Todo dia é dia de índio", "Bricadeira de Capoeira" e "Folguedo de Boi Mamão".
De acordo com a professora Silvia Regina Cruz Kudrjawzew, o projeto visa trabalhar a formação das crianças usando brincadeiras, música, dança e acima de tudo, com a propagação da cultura brasileira. Para tanto, promoverá em suas aulas, a figura folclórica catarinense do “Boi Mamão”, que traz personagens divertidos reunindo o o boi, a boneca Bernuncia, o cavalinho entre outros personagens.
A diretora Soraia Gatti fez a abertura do evento e incentivou a todos a participar da iniciativa que será implementada ao longo de todo o ano letivo. Participaram também professores, pais e convidados da comunidade.
Música e Cultura – O evento que contou com transmissão em tempo real para incentivadores do projeto catarinense, também teve apresentações do Boi Mamão e seus personagens, além de muita dança e canções ligadas às culturas indígenas e africanas.
Para a jornalista Cristiana Toschi, da cidade catarinense Celso Ramos, que assistiu as apresentações online, “Barueri está de parabéns por implementar um projeto que visa formar crianças por intermédio da tão rica cultura brasileira”.