Ação da Saúde no Ganha Tempo conscientiza sobre doação de sangue

- 28 de junho de 2018

Doar sangue salva vidas. Essa mensagem tem sido replicada em toda a cidade, principalmente neste mês: o Junho Vermelho. Em Barueri, a Lei 2.499, de 9 de março de 2017, é totalmente dedicada a essa causa, que deu origem à campanha que incentiva a doação de sangue em todos os órgãos públicos municipais.

Na manhã da última segunda-feira (dia 25), foi a vez de conscientizar quem passou pelo Ganha Tempo Municipal. A ação foi realizada pela equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde lotada no Ganha Tempo. Eles abordaram as pessoas para lembrá-las da importância de doar sangue, tirar dúvidas e distribuir materiais informativos sobre o assunto.

De acordo com os profissionais de saúde, as doações diminuem consideravelmente nesta época do ano, mais frias e chuvosas, então é necessário que as ações se intensifiquem para que os bancos de sangue não atinjam níveis críticos.

Barueri possui posto de coleta, administrado pela Fundação Pró-Sangue, dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), que funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 16h.

Para doar é preciso:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem levar documentos solicitados e preencher formulário de autorização);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Após doar, é importante respeitar os intervalos para a próxima doação, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.