Alunos da rede de Barueri conquistam ótimos resultados em olimpíada nacional de matemática
- 28 de novembro de 2017
Este ano, os alunos das escolas da rede de ensino de Barueri se destacaram como os melhores de toda a região, com excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que nesta edição também contou com a participação de escolas particulares em todo o Brasil.
A medalha de ouro ficou para a Emef Gilberto Florêncio, da Vila Morellato. A aluna Stephany Nunes de Souza, do nono ano, conquistou a premiação máxima da competição e é uma das alunas mais dedicadas da escola.
De acordo com a professora de matemática, Andréia Lessandra, a estudante é participativa e muito estudiosa. “Ela é merecedora da medalha de ouro, pois é uma excelente aluna”, testemunhou a professora. A escola também conquistou duas medalhas de bronze, com os estudantes dos oitavos anos Everton Gustavo Amaral e Rodrigo Brandão Cardoso.
Confirmando o nível de excelência das escolas de Barueri, este ano o município foi recordista no número de medalhas da competição, que é considerada uma das mais importantes do país. Barueri conquistou oito medalhas de prata, 33 de bronze e 256 menções honrosas. Muito expressivo, o número é a melhor marca já vista em Barueri.
De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, esta conquista é motivo de muita satisfação. “Receber um ouro da Obmep após os resultados negativos em matemática no Ideb de 2015, significa esperança em nossos professores e em nossos alunos. Estamos caminhando, os primeiros passos foram dados e juntos iremos longe”, explicou o secretário.
Além dos estudantes premiados, a rede também comemora o destaque para a professora de matemática Cristiane Caldeira Mendes dos Santos, da Emef Renato Rosa, que também conquistou uma medalha de prata e seis menções honrosas.
Perfil da campeã
Stephany Nunes Souza tem 15 anos de idade e é moradora do Jardim Flórida. Estuda nas escolas da rede de ensino de Barueri desde o primeiro ano. Além de matemática, ela é apaixonada por geometria. Para o futuro, ela estuda a possibilidade em optar por profissões como engenharia civil ou economia. Sobre a conquista da medalha de ouro ela declara estar muito satisfeita. “Feliz é pouco para descrever como estou com essa medalha. A princípio não esperava esse resultado porque as provas da Obmep são muito difíceis e requerem muita atenção e concentração, mas aprendi que na maioria das vezes o maior obstáculo que enfrentamos é não acreditar em nós mesmos”, comemora a aluna campeã.
A 13ª edição da Obmep bateu novo recorde de escolas (53.231), atingindo 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição: 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.
Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da Obmep serão realizadas em 2018.
Sobre a Obmep
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A oIimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.
Acompanhe a lista com os estudantes premiados:
http://www.obmep.org.br/2017/mapa_premiacao_content.htm