Temp

HMB promove 4ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente

- 29 de novembro de 2021

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) realizou a 4ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (Sipatima) com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da saúde integral dos funcionários. O evento ocorreu na semana entre os dias 22 e 26 de novembro. 

A abertura da programação foi feita por Paulo Moura, gerente do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com o tema “Foco, Desafio e Meta”. Ainda na segunda-feira (22/11), a palestra sobre “Meio Ambiente e Projetos” foi abordada por Beatriz Ferreira, engenheira ambiental do UnitedHealth Group, com o intuito de promover a prática da sustentabilidade na sociedade.  

Na terça-feira (23/11), Erika Battistella, fisioterapeuta do HMB, falou sobre a “Ergonomia no Trabalho” para destacar a necessidade de prestar atenção na postura nos postos de trabalho a fim de evitar Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).  

No meio da semana, o bombeiro João Delquiar expôs o assunto “Primeiros Socorros e Segurança no lar” para alertar que a cultura de segurança, composta por três pilares: conhecer, observar e agir, precisa ser desenvolvida dentro da residência do funcionário com intenção de evitar acidentes e emergências médicas.  

Já na quinta-feira (25/11), Genivaldo Medeiros, enfermeiro do Centro de Hemodiálise, realizou dinâmicas para falar sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como Sífilis, Hepatite B e C e HPV. Essas infecções, que podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus e protozoários, geram alguns sintomas como feridas, verrugas e bolhas, quando a pessoa infectada tem relação sexual sem preservativo.  

Satisfação acima de 90% 
O fechamento do evento foi realizado pela diretoria do HMB. Jocelaine Leoni, diretora administrativa do hospital, ressaltou a importância de atitudes como discernimento e persistência para alcançar mudanças no meio ambiente e no mundo, e Paulo Tierno, diretor técnico, destacou os números de atendimento da unidade, especialmente entre 2020 e 2021 - período de pandemia. 

Ele agradeceu a cooperação de todos os setores. “Até outubro de 2021, com base nos dados do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), todos os departamentos estão com satisfação acima de 90% e só podemos alcançar esse número graças ao empenho de cada colaborador”, comentou Tierno. O HMB é gerenciado em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). 

Sobre a Sipatima 
A Sipatima, baseada na Norma Regulamentadora 5, é organizada para orientar os funcionários sobre questões de segurança do trabalho e qualidade de vida. De modo geral, assuntos como prevenção de acidentes, doenças do trabalho e boas práticas ambientais são temas abordados de modo simples e acessível com palestras e dinâmicas. Esta é a quarta edição do evento, desde que a SPDM assumiu a gestão do HMB.  

Temp Temp