
Secretaria da Mulher lança campanha para um Carnaval sem assédio
- 28 de fevereiro de 2025
De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, 08 em cada 10 mulheres temem sofrer assédio no Carnaval. Sabendo disso, a Secretaria da Mulher lançou no dia 24 de fevereiro pelas redes sociais a campanha “Se pediu para parar, parou!” com objetivo de combater o assédio e a importunação sexual na data festiva.
Dia de festa, com respeito!
O dia 28 (sexta-feira) na sede da Secretaria foi de muita celebração, com música de Carnaval, show de forró, abadás com a mensagem da campanha e um passeio de trio elétrico pelo centro da cidade para chamar a atenção sobre a importância de aproveitar a festa com liberdade e respeito.
“O homem machista acha que a mulher é posse, assim acho essa campanha muito importante para combater isso. A Secretaria da Mulher é um lugar incrível e me sinto abraçada pelo espaço”, Andreia Cardoso.
“É importante ter consciência, e nós homens precisamos nos policiar nas atitudes. Nós temos que respeitar! A mulher tem todo o direito de se divertir e de se vestir do jeito que ela quiser”, disse Rafael Loiola da Silva.
Não é paquera, é crime!
Puxar pela mão ou pela cintura sem permissão e roubar beijo, alegar que a fantasia está “provocando”, xingar quando recebe um não, aproveitar a festa para passar a mão, desrespeitar a mulher pelo tamanho da roupa ou decote, são algumas das atitudes consideradas como importunação sexual.
Tais práticas de cunho sexual contra outra pessoa sem consentimento é crime e está tipificado no artigo 215-A do código penal. A pena pode ser de um a cinco de anos de prisão.
Canais de Denúncia
Para denunciar casos de assédio ou importunação sexual, basta acionar a Central de Atendimento à Mulher no 180, a Delegacia 24 horas de Defesa da Mulher no 190, ou nos números (11) 4198-0522/4198- 3154, e a Base do Programa Guardiã Maria da Penha 4194-7562 (24 horas).
CRAM
As vítimas também podem procurar apoio no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) de Barueri, que é um serviço especializado vinculado à Secretaria da Mulher, dedicado ao acolhimento e apoio às vítimas que enfrentam violência. Para contato, ligue para (11) 4706-4046 ou envie um e-mail para faleconosco.mulher@barueri.sp.gov.br.




