Projeto “Música ao Ar Livre” incentiva e estimula aprendizagem dos alunos da rede
- 29 de agosto de 2017
A Secretaria de Educação de Barueri implantou o projeto “Música ao Ar Livre”, que tem o objetivo de incentivar o envolvimento dos estudantes da rede de ensino com a música e, ao mesmo tempo, estimular o processo de aprendizagem.
Atualmente são cerca de 232 alunos, do 5º ao 9º ano, que participam das aulas especiais nos jardins e áreas externas do CAP – Centro de Aperfeiçoamento dos Professores. Os jovens músicos se reúnem de segunda a quinta-feira para aprenderem canto e expressão corporal, além de aprenderem a tocar instrumentos como violão, saxofone, flauta transversal, órgão e violino. Muito dinâmicas, as aulas são ministradas pelos instrutores musicais da rede de ensino.
De acordo com o secretário de Educação, Celso Furlan, a Secretaria investiu na compra de novos instrumentos que já estão sendo usados pelos alunos. Para ele, o projeto faz parte de um grande sonho e está sendo aceito com muito entusiasmo por parte dos estudantes. “Diariamente tenho acompanhado as aulas nos jardins do CAP e converso com nossos jovens. Eles estão felizes e até se mostrando mais empolgados durante as aulas nas escolas. Este é mais um lindo projeto que certamente nos renderá muitos bons frutos”, avaliou o secretário.
O projeto já está sendo considerado um grande sucesso, foi planejado e está sendo executado por gestores do Departamento de Supervisão Escolar, Departamento de Projeto Escolares e instrutores musicais da rede municipal.
Música e aprendizado
Estudos apontam que a música pode constituir um estímulo importante para o desenvolvimento do cérebro da criança. O hábito de cantar e dançar com bebês e crianças, presente em praticamente todas as culturas do mundo, auxilia no aprendizado musical, no desenvolvimento da afetividade e socialização, e também no progresso da aquisição da linguagem. Quando a criança está em idade escolar, o aprendizado musical, além de ter valor em si mesmo, também exerce uma segunda função, que é o ensino e o aprendizado de conceitos, ideias, formas de socialização e cultura, sempre através das atividades musicais.
De acordo com a especialista Elvira Souza Lima, a música e a educação são atividades que estão perfeitamente relacionadas. “O estudo dos instrumentos leva o ser humano ao nível mais complexo de concentração do cérebro, que é a atenção executiva. É preciso ter foco e disciplina para aprender a ler partituras e marcar o tempo”, explica a pesquisadora, especialista em neurociência e música.