Temp

Barueri vai promover troca de experiências no Dia Mundial da Criatividade

- 30 de março de 2022

Conectar o ecossistema criativo e acelerar o desenvolvimento de novos talentos. Estes são os motes a impulsionar o Dia Mundial da Criatividade, uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, que em Barueri está programado para acontecer nos dias 20, 21 e 22 de abril. Trata-se da oportunidade ideal para apresentação de iniciativas inovadoras, conhecer novas práticas e promover parcerias e oportunidades de negócios em Barueri. 

Segundo Sandra Muniz Bozolan, a líder local responsável pela organização do evento e técnica da Unidade de Gestão de Projetos de Inovação da Fieb (Fundação Instituição de Educação de Barueri), trata-se de uma oportunidade muito interessante para Barueri. “Por estarmos saindo de uma situação de pandemia, isolamento, distanciamento, desilusão e sofrimento é preciso ressaltar o valor do Dia Mundial da Criatividade por meio do incentivo ao empreendedorismo criativo”, explicou. 

O novo momento pelo qual o mundo está passando, o de superação da maior crise sanitária deste século, é o pano de fundo do evento. “Com tantas pessoas vacinadas e protegidas, agora é a hora das pessoas valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo depois de tantos meses de dor e luto”, comentou o idealizador do Dia Mundial da Criatividade e líder global da World Creativity Organization (ou Organização Mundial da Criatividade), Lucas Foster. 

O evento vai acontecer em três formatos: play (que é a exibição de vídeos na plataforma do evento), live e presencial – este último, no dia 21 de abril, será sediado no Centro de Eventos. O Dia Mundial da Criatividade representa, portanto, uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, lideranças empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, pesquisadores, meios de comunicação, entre outros atores sociais agentes de mudança de modo a promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade. 

Inspirações não faltam 

Entre as iniciativas de Barueri que deverão ser apresentadas e servem de inspiração e modelos para outras cidades, Sandra destaca os programas Horta da Gente, Mães Cuidadoras, projetos artísticos de professores e alunos da Fieb, dispositivo assistido de mobilidade de cegos e pessoas com deficiências visuais, grafitti inspiration (arte para viver), obras inspiradas nas vanguardas artísticas europeias (cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo), entre inúmeras outras.  

Participe 

O Dia Mundial da Criatividade em Barueri tem como realizadores a Fieb, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a primeira-dama Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade e grande influenciadora do evento. Mais informações sobre estão no site do World Creativity Day, onde também é possível fazer a inscrição, e também pelo e-mail sandra.bozolan@gmail.com.  

Temp Temp