Temp

Alunos da Emef Agenor Lino de Matos participam do projeto Fabricando Arte

- 30 de novembro de 2022

Alunos dos 7ºs aos 9ºs anos da Emef Agenor Lino de Matos, da Vila Universal, desenvolveram talento pelas artes plásticas após integrarem o projeto Fabricando Arte. Considerado um dos projetos mais inovadores da arte e educação, a iniciativa está mudando a realidade de crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a cidadania e incentivar a cultura para adolescentes, por meio da arte-educação.  

Segundo a coordenadora do Fabricando Arte, Kelly Freitas, o projeto abre espaço para que jovens despertem para o mundo artístico. “Por meio das artes plásticas podemos participar do processo de transformação e crescimento dos adolescentes de nosso país, estabelecendo relações culturais, afetivas e sociais significativas para a boa formação do caráter dos alunos e, assim, ajudar a compor um cidadão feliz, capaz e íntegro”, explica. 

De acordo com a arte educadora Dalvanir Costa, ao longo de todo o projeto, os estudantes se mostraram interessados e puderam desenvolver muitas habilidades. Eles recebem aulas sobre técnica de pintura em tela, história da arte, além de temas transversais como: ética, cidadania, meio ambiente, entre outros. 

Ao longo do semestre os alunos produzem telas que ao final passam por uma votação seguida de premiação. 

A estudante Stefany Batista foi uma das mais entusiasmadas com o projeto. “Eu descobri habilidades e gosto pela pintura. O projeto me possibilitou ter acesso a técnicas e também muito sobre valores da vida. A oportunidade me abriu os olhos para tentar seguir um novo sonho através das artes plásticas”, contou. 

Jennifer Vitória também ficou encantada em participar da iniciativa. “Além de habilidades relacionadas às artes, também aprendemos a nos relacionar melhor. Aqui pudemos trabalhar em equipe e descobrir o que há de melhor nas pessoas. Adorei a oportunidade”, contou. 

O projeto tem o apoio da Embracon, desde 2015, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp