Temp

Para equilibrar os Chakras

- 30 de março de 2017

O programa “Ativa Geral”, da Secretaria de Esportes, oferece diversas modalidades de esportes. Uma entre tantas é o yôga que, na cidade, é praticado em diversos bairros. No Jardim Belval, por exemplo, a prática acontece na academia sempre às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, nos períodos:  manhã, tarde e noite.

Já no Centro Esportivo do Engenho Novo as aulas são às terças e quintas-feiras, de manhã e à noite.

No Parque Municipal Dom José, a atividade rola nas segundas e quartas-feiras, às 18h, e sextas-feiras, às 8h.

Quem mora na região do Jardim Reginalice e do Parque Viana pode aproveitar as aulas que acontecem no ginásio do Viana, sempre de segunda-feira, de manhã, às 8h.

Já a população do Parque dos Camargos pode curtir a aula que acontece às quartas-feiras, também às 8h.

Um pouco de história

O yôga, assim como a paz, é um fim em si mesmo, já que não visa objetivos maiores que não o próprio estado "desperto" do corpo e da mente. É uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia, há mais ou menos cinco mil anos. Ela figura atualmente como o mais antigo sistema para se colocar o corpo em forma.

A palavra yôga significa união. Ele integra corpo, mente e todas as emoções para que as pessoas possam agir de acordo com o pensamento.

São várias as técnicas utilizadas nesta arte. O yôga atua em todos os níveis do ser humano. Físico, espiritual e emocional. Mas o que torna esta técnica única é o fato dela não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas.

A arte coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente; estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos.

A prática regular do método garante uma melhor qualidade de vida, pois ele livra o homem dos efeitos nocivos da correria e do estresse do cotidiano.

Técnicas

Ásanas: são exercícios que fortalecem o corpo.

Pránayama: são exercícios respiratórios.

Yoganidra: descontração dos músculos e das partes do corpo.

Meditação: meditar faz com que nos conheçamos profundamente.