Temp

“Mães Cuidadoras” entram em processo de profissionalização

- 30 de julho de 2018

Um grupo do “Empório Mães Cuidadoras” participou da Fipan (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos). O evento aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, de 24 a 27 de julho. A Feira é realizada todos os anos.

Das 39 mães que participam do Empório, 17 puderam conhecer um pouco mais sobre conceitos, panificação e confeitaria, novos produtos e técnicas, aplicações e empreendedorismo. O grupo manteve contato também com profissionais do ramo que ministraram aulas-show e palestras. A Feira também foi uma oportunidade para  interagir com culinaristas e confeiteiros famosos. Participantes e ganhadores de concursos culinários como Marsterchef Brasil, Bake Off Brasil, Batalha dos Confeiteiros, entre outros, apresentaram suas experiências.

Nova fase
O projeto Mães Cuidadoras foi idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia e iniciado em maio de 2017 com o objetivo de transformar a vida de mulheres (mães de crianças com deficiência) através do empreendedorismo. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) custeia o projeto desde o início.

Depois de reestruturado, transformou-se em “Empório Mães Cuidadoras”. Ganhou marca própria e muitos parceiros como as Secretarias de Cultura, Esportes, Mulher, Educação, Indústria e Comércio e Ganha Tempo. Esses locais mantêm espaços para as mães comercializarem seus produtos.

Somadas às aulas de gastronomia, as cuidadoras estão aprendendo sobre gestão empreendedora. O processo produtivo e de acompanhamento é feito na SADS e na Apae. Agora, as mães estão iniciando um processo de autonomia. Isso significa que elas acompanharão os técnicos da SADS nos processos administrativos (como controle financeiro, organização dos grupos e participação em eventos, por exemplo). A expectativa é que elas adquiram a bagagem para que, antes da fase final do projeto, tenham capacidade de administrar a empresa gerada por elas.

Temp Temp Temp