Alunos da rede lotam ginásio José Corrêa para formatura do Proerd
- 30 de novembro de 2017
Uma bonita festa e o ginásio Poliesportivo José Corrêa lotado marcaram mais uma formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que em Barueri foi uma parceria entre a Secretaria de Educação e o 20º Batalhão da Polícia Militar. O evento aconteceu na manhã de terça-feira (dia 29 de novembro).
Neste semestre, cerca de 1.500 alunos participaram da formação. Integraram a cerimônia estudantes representando as escolas Emef Padre Elídio Montovani, Emef Osvaldo Batista, Emef Fioravante Barleta, Emef Margarida Maciel, Emef Francisco Zacariotto, Emef Benedito Adherbal, Emef José Leandro Pimentel, Emef Mário Joaquim, Emeif José Emídio, Emeif Dorival Faria e Emef Estevão Placêncio.
A festa também contou com apresentação da Banda da Polícia Militar, apresentações de juramentos e o grito da paz feito pelos alunos.
Sobre o Proerd
O Programa faz parte do currículo do 5º ano, onde o policial comparece nas escolas com o objetivo de desenvolver na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a compreensão dos perigos e de como se manterem afastadas das drogas e da violência. O Proerd busca ajudar a criança a desenvolver sua autoestima, lidar com o estresse, reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas e ajudá-las a tomar decisões responsáveis.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos EUA, em 1983.
Atualmente, está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil, ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.