Barueri apresenta e discute Plano de Mata Atlântica na Câmara Municipal

- 23 de março de 2018

O Plano Municipal de Mata Atlântica de Barueri (PPMA) foi levado ao conhecimento do público no dia 21 de março (terça-feira). Trata-se de um documento de 105 páginas, que demorou cerca de sete anos para ser concluído e já passou pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Ministérios Públicos Estadual e Federal e Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

O objetivo é cumprir a Lei Federal 11428/2006, que determina que todos os municípios devem zelar pelos fragmentos de Mata Atlântica que ainda têm em seus territórios. O município possui 873 hectares remanescentes (8,78% da área original).

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), enalteceu a importância da sustentabilidade e citou os avanços de Barueri na preservação e conservação ambiental. “Vivo e respiro meio ambiente”, declarou. A apresentação do PMMA ficou por conta de Elaine Aparecida Rodrigues, pesquisadora do Instituto Florestal do Estado de São Paulo e do biólogo Ivan Vanderlei Silva, diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema.

Na primeira parte foram elencados os problemas enfrentados (explosão demográfica, expansão imobiliária, cobertura asfáltica e crimes ambientais). Na outra, as propostas para resolução: fortalecimento do Comdema, valorização acentuada da educação ambiental, criação de quatro ARIEs (Áreas de Relevante Interesse Ecológico) e firmação de convênios com governos estadual e federal.

Também compuseram a mesa-diretora da audiência pública o tenente-coronel César Enaldo Correia, comandante do 22º Batalhão de Suprimentos (DESUP); Fábio Yuki, do Rotary Club de Barueri; e o vereador Sílvio Macedo. Vários alunos da rede municipal compareceram ao evento, assim como ambientalistas, profissionais liberais e cidadãos, que promoveram um acalorado debate ao final dos trabalhos. O PMMA deverá ser transformado brevemente em projeto de lei e levado à votação dos vereadores.