Escolas Integrais têm disciplinas diferenciadas, muito esporte e cultura
- 23 de fevereiro de 2017
As Escolas Integrais da rede de ensino de Barueri são consideradas referências positivas no aprendizado. Além de contarem com uma grade curricular diferenciada, elas oferecem ainda atividades culturais e esportivas, em parceria com a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Cultura.
A cidade de Barueri possui seis escolas que fazem parte do programa do Ministério da Educação “Novo Mais Educação”. São as seguintes unidades: Emef Ézio Berzaghi, Emef Egídio Costa, Emef Taro Mizutori (escolas de período integral) Emef Elizabeth Parminondi, Emef Nestor de Camargo e Emef Caio Prado (escolas de educação integral).
De acordo com a diretora Marly de Toledo, da Emef Egídio Costa, os alunos gostam muito das atividades que envolvem as disciplinas diferenciadas. As aulas de matemática do professor Ricardo César, por exemplo, são muito concorridas. Ele explica matemática por intermédio de vídeoaulas, da fotografia, dentre outras metodologias interessantes. Já as aulas de Leitura e Escrita, do professor Márcio Marques também são uma das preferidas. A aula é marcada pela dinâmica de leituras de livros com diferentes temas, além da prática de desenvolvimento de textos como crônicas, redações e poesias.
As escolas de Período Integral possuem carga horária de 40 horas semanais distribuídas num quadro curricular que contempla o núcleo comum e aulas diversificadas somando 16 disciplinas: português, matemática, história, geografia, ciências, orientação de estudos, inglês, educação física, artes, informática, espanhol, expressão corporal, leitura e escrita, educação física, operação de práticas da matemática e educação para reflexão.
Já as escolas de Educação Integral oferecem a seus alunos uma grade curricular comum, no entanto, com o objetivo garantir os valores cognitivos dos estudantes. Nos períodos de contraturno das aulas, as unidades de ensino vão oferecer atividades em parceria com as Secretarias de Cultura e Esportes. A partir da próxima semana, darão início à prática de diversas modalidades esportivas, além de atividades culturais e musicais como violão, dança, coral, violão, entre outras atividades.