Temp

Fieb completa 24 anos e aposta em inovações 

- 15 de abril de 2018

Na quarta-feira, 4 de abril, a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) completou 24 anos de existência. O que não faltou ao longo de sua existência foi muito trabalho, proporcionando cada vez mais condições para que seus alunos se sobressaiam nas universidades e no mercado de trabalho. Por outro lado, no decorrer dos últimos meses, a Fieb assegurou avanços essenciais que a colocou como entidade de destaque na área educacional do país. Foram vários projetos, eventos, parcerias e inovações, muitas delas, pioneiras no Brasil, como podemos conferir no texto a seguir.  

Nova unidade da Aldeia da Serra 
Como um verdadeiro presente pelos seus 24 anos, a família Fieb irá aumentar em breve. Está confirmada a implantação da nova unidade no bairro de Aldeia da Serra, voltada inicialmente às turmas de primeiro e segundo ano de Ensino Médio exclusivamente para atender a demanda dos moradores, que serão os beneficiados com as vagas que ali estarão disponíveis. 

 

“A nossa ideia é já no início do semestre partir para o primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Além disso, vamos começar a nos preparar para receber os alunos do ano que vem. A respeito de agregar os alunos no ano que vem, temos que atender a comunidade de Aldeia da Serra. O acesso à Fieb, seja pela unidade Maria Theodora ou Dagmar é feita mediante processo seletivo, então, vamos moldar um método de acordo com a necessidade”, declarou o superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro. Com a novidade, a fundação agregará nove escolas no total, contando com Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico.  

Simpósio Fieb de Educação 
Criado em 2017, o primeiro Simpósio Fieb de Educação foi considerado por organizadores e participantes como um verdadeiro exemplo de sucesso. Realizado em 16 de setembro do ano passado, a segunda edição está marcada para o mês de maio e reunirá professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação no intuito de debater processos de transformações no ensino.  O simpósio voltará a receber grandes nomes da área, apontando as principais mudanças ao modelo vigente e analisando quais os impactos mais expressivos para as escolas. 

Expotec 
Mais de três mil pessoas tiveram a oportunidade de visitar a primeira Expotec entre os dias 1 e 2 de setembro do ano passado na unidade Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval. Além de oferecer informações sobre os cursos técnicos que a Fundação oferece nas áreas de exatas, humanas e biológicas, a feira contou com exposição de projetos didáticos elaborados pelos alunos, como protótipos de robôs, softwares, jogos, tecnologias, sustentabilidade, exibição de vídeos, entre outras propostas. Para este ano, uma nova edição foi confirmada com data a ser divulgada em breve.  

Projeto NAF - Atendendo à comunidade 
Inaugurado em fevereiro deste ano, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), localizado no Ganha Tempo de Barueri, disponibiliza serviços gratuitos de assistência tributária e fiscal, como, por exemplo, agendamento de Serviços na Receita Federal, alteração e consultas de informações cadastrais de CPF, consultas de situação fiscal, emissões de DARF, de Microempreendedor Individual (MEI), e, mais recentemente, de declaração de Imposto de Renda. O serviço é prestado por alunos do curso de Contabilidade da Fieb – ITB divididos em três períodos, além de contarem com apoio de um coordenador operacional e um supervisor técnico cedidos pela fundação. A Fieb é a primeira instituição de educação básica e técnica de nível médio, a realizar tal parceria com a Receita Federal. 

Investindo em Tecnologia da Informação 
Para capacitar estudantes nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação, a Fieb firmou convênio com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil). A iniciativa visou trazer a empresa para dentro da escola, contando com seminários, palestras e visitas de alunos à sede da companhia. A Fieb foi a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, considerado o maior conglomerado empresarial privado da Índia. Em cerimônia realizada em 16 de março, o diretor financeiro e administrativo da empresa, Bruno Sousa Rocha, reforçou a intenção de manter o programa em conjunto com a Fieb. 

Parceria com Sebrae 
De olho no empreendedorismo, a Fieb ao lado do Sebrae irá implantar o programa Jovens Empreendedores - Primeiros Passos (JEPP) nas unidades Maria Theodora e Dagmar Ribas em meados do segundo semestre deste ano. A cerimônia de assinatura do protocolo de intenção do convênio ocorreu em 23 de fevereiro e teve presença do presidente da entidade, Paulo Skaf e do prefeito Rubens Furlan. Segundo o superintendente da Fieb, Luiz Antonio Ribeiro, iniciativa começará atendendo 140 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Além do Jovens Empreendedores, a Fieb e o Sebrae preparam outra parceria para adotar o programa Atleta do Futuro (PAF).  

Campanhas 
Os últimos meses da FIEB também foram marcados pela criação de campanhas temáticas nas mais variadas áreas. No mês de março, foi vez da série “Histórias de Superação”, em parceria com a Secretaria da Mulher visando valorizar as histórias de moradoras de Barueri. Já a campanha Let's Move For a Better World (Mexa-se por um mundo melhor), foi desenvolvida no município pela Scelta Academia para combater o sedentarismo e a obesidade. A empreitada envolveu toda a rede da Fieb e outras entidades de ensino voltada para turmas do ensino fundamental II e ensino médio com idade mínima de 15 anos, além de professores e colaboradores das Instituições. Outro exemplo de conscientização foi durante às atividades ligadas ao “Novembro Azul”. Nesse período, a Fieb ofereceu palestras a seus colaboradores focada na prevenção do câncer de próstata, de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids.  

Novos computadores 
Desde o mês de fevereiro, as unidades da Fieb têm à disposição 422 novos computadores de qualidade. A aquisição dos equipamentos atende às demandas apresentadas por professores, inclusive as necessidades especiais dos cursos de Publicidade, Design de Interiores e Informática para Internet. Isso porque tais máquinas necessitam de capacidade de processamento mais elevada por contarem com softwares específicos.  

Office 365 
Por outro lado, professores e colaboradores da instituição não foram esquecidos. Outro benefício implantado nos últimos meses para garantir maior produtividade foi a aquisição do Office 365. O pacote garante acesso a ferramentas como Word e Excel, porém, com a facilidade de infraestrutura em nuvem.  

Tags