Temp

Incêndio de grandes proporções atinge o bairro Jardim Califórnia, em Barueri

- 26 de agosto de 2021

Ao longo desta sexta-feira, 27, a perícia está trabalhando na identificação das possíveis causas do incêndio ocorrida em fábrica no Jardim Califórnia. É necessário aguardar divulgação do laudo oficial da polícia científica.

A área onde ocorreu o acidente é basicamente um território industrial e, felizmente, não há residências afetadas seriamente pelo incêndio. Os veículos atingidos pelo fogo receberão cobertura do seguro da empresa, que já se comprometeu a arcar com todos esses prejuízos.

O incêndio levou a mais uma vítima fatal. Faleceu hoje Luciene Santana Santos, de 38 anos, uma das duas pessoas levadas em estado grave ao Hospital Municipal de Barueri. Ainda ontem, à noite, ela foi transferida ao Hospital Geral de Vila Penteado, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.

 

Atualizado às 16h30, de 27/08/2021, pela Secretaria de Comunicação. Novas informações serão atualizadas nesta página.

*Crédito das fotos: Benjamim Sepulvida / Secom Barueri

Aéreas: Thazio Gomiero / Secom


 

Na manhã desta sexta-feira (dia 27), as escolas que tiveram as aulas interrompidas ontem por conta do incêndio foram retomadas, exceto nas Emefs Prof. Egídio Costa e Prof. Carlos Osmarinho de Lima, que, por determinação da Defesa Civil, permanecerão fechadas para perícia.

Os idosos do Grupo Vida foram muito bem acolhidos esta noite e todos passam bem. O retorno às suas instalações no Jardim Califórnia acontecerá hoje mesmo, após completa higienização do local.

As duas pacientes internadas no Hospital Municipal de Barueri com queimaduras graves foram transferidas ontem à noite para hospitais da capital paulista. L. S.S. foi transferida para o Hospital Geral Vila Penteado e V. N.S. para o Hospital Geral São Mateus. As demais vítimas atendidas pelos serviços de emergência de Barueri tiveram ferimentos leves e foram liberadas ontem mesmo.

 

Atualizado às 8h30, de 27/08/2021, pela Secretaria de Comunicação. Novas informações serão atualizadas nesta página.

*Crédito das fotos: Benjamim Sepulvida / Secom Barueri

Aéreas: Thazio Gomiero / Secom


Um incêndio de grandes proporções começou, por volta das 11h, desta quinta-feira (dia 26) na região do Jardim Califórnia, em Barueri. Informações iniciais apontam que o foco começou nas dependências de uma empresa química na rua das Antilhas e se espalhou para outras vias atingindo imóveis e veículos.

Informações trazidas no final da tarde por Jefferson de Mello, comandante do corpo de Bombeiros,  dão conta de que o incêndio teve início na parte superior da indústria de produtos químicos e, com o vazamento desses, acabou atingindo a empresa abaixo, de plásticos. 

Foram atingidas nove edificações, das quais duas são residências; as outras sete, tirando as duas empresas que queimaram totalmente, foram atingidas apenas  nas fachadas.

“O corpo de bombeiros chegou muito rápido e conseguiu proporcionar o isolamento ideal, mas mesmo assim o líquido inflamável desceu pelas galerias e atingiu uma residência e causou um princípio de incêndio em uma escola, mas não chegou a pegar fogo, foi isolada com o auxílio da Defesa Civil do município, que chegou muito rápido. Conseguimos isolar o local sem pânico e com segurança”, afirmou Mello.

Vítimas
Oito pessoas foram socorridas com vida, duas das quais mulheres, levadas em estado grave ao Hospital Municipal de Barueri com 80% dos corpos queimados. As outras seis foram levadas ao Pronto-socorro Central com ocorrências leves: quatro por intoxicação por fumaça e duas por queimaduras – elas passam bem.

Dentre os socorridos com ferimentos leves havia um homem que morava nos fundos de uma das principais empresas atingidas pelo fogo com sua família, como zeladores do local. Um dos filhos, de 12 anos, que estava na escola, safou-se. A esposa e outros três filhos, de quatro e dois anos e um bebê de 11 meses, morreram carbonizados.

Sob controle

Neste momento o fogo encontra-se praticamente extinto. Os bombeiros prosseguem com o rescaldo e preveem mais quatro horas de trabalho para deixar o local em total segurança

Os profissionais que trabalham na área acreditam que as duas empresas mais atingidas tiveram praticamente perda total. Vários veículos estacionados dentro das indústrias e também nas ruas próximas foram alcançados pelo fogo. O número de veículos ainda está sendo contabilizado pelas equipes de socorro.

Atuaram nessa ocorrência 28 viaturas do corpo de Bombeiros, totalizando 97 homens, além de um grupo de ações emergenciais e de desastres. Somou-se a essa força-tarefa a Guarda Municipal de Barueri, a Defesa Civil, o Demutran, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

 

Atualizado às 17h30, de 26/08/2021, pela Secretaria de Comunicação. Novas informações serão atualizadas nesta página.

*Crédito das fotos: Benjamim Sepulvida / Secom Barueri

Aéreas: Thazio Gomiero / Secom



Por se tratar de produto altamente tóxico o incêndio continua, mas as chamas já foram controladas. Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Demutran estão na operação.

Ainda não há informações sobre a causa do incêndio e nem detalhes sobre vítimas, mas algumas pessoas foram levadas aos serviços de emergência da cidade. A região foi isolada e moradores e funcionários foram retirados com segurança.

O incêndio forçou o cancelamento das aulas de pelo menos nove escolas do entorno. São elas: Emef Prof. Egídio Costa, Emef João de Almeida Lemos, Emef Prof. Jorge Augusto de Camargo, Complexo Educacional Prof. Carlos Osmarinho de Lima, Emef Agenor Lino de Matos, Emeief Prof. Enéias Raimundo da Silva, Maternal Leonardo Augusto Marcelo dos Santos, EMMEI Lucineia de Oliveira e Maternal Profª. Luzia das Graças Barbosa Pereira.

O Grupo Vida, que fica na rua das Orquídeas, também no Jardim Califórnia, e abriga 43 idosos, realizou a remoção dos internos para um local mais seguro.

A fumaça preta que tomou conta do céu da região é extremamente tóxica e, se algum cidadão a tiver inalado, a orientação do Corpo de Bombeiros é para procurar a unidade de saúde mais próxima.

O trânsito na região está com pouca fluidez, principalmente no trevo de Barueri, que dá acesso ao Bairro dos Altos.



Atualizado às 14h30, de 26/08/2021, pela Secretaria de Comunicação. Novas informações serão atualizadas nesta página.


 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp
Tags