Temp

Estudantes da Emef Padre Elídio debatem projeto de conscientização sobre os males das drogas 

- 14 de maio de 2018

Falar sobre drogas é sempre um tabu, no entanto se faz necessário o debate, esclarecimentos e estudo sobre o tema. Neste sentido, desde o início do ano, os estudantes da Emef Padre Elídio Montovani, do Parque dos Camargos, estão envolvidos em uma série de atividades, por intermédio do projeto “Drogas, do vício para a vitória”, implementado pela professora Lucinéia Lemos. 

De acordo com a professora, os alunos estão muito interessados em estudar o tema, bem como na série de atividades que estão sendo desenvolvidas dentro e fora das salas de aula. Os estudantes já leram muito sobre drogas lícitas e ilícitas. Foram inúmeras biografias de personagens e artistas famosos que contaram suas tristes experiências com as drogas, além de emocionantes cartas de ex-usuários dando exemplos de que as drogas são sempre os piores caminhos. 

Além da aprendizagem sobre os males que a droga faz aos seres humanos, os adolescentes do quinto ano conquistaram diversos pontos positivos após integrarem o projeto. Com o grande número de livros consumidos, eles melhoraram o vocabulário, aprenderam a debater e começaram a interagir mais em sala de aula e com os familiares. 

Após aprofundadas pesquisas orientadas pela professora, os alunos preparam redações e seminários abordando suas considerações aos colegas das salas de aula e para outras turmas de estudantes de toda a escola. 

Além disso grupos musicais, com apresentações de interessantes paródias e números de dança, levam de uma forma leve e descontraída um tema tão sério e tão presente no cotidiano. 

De acordo com a supervisora educacional Vânia Santos, o projeto é muito interessante e os resultados são excelentes. “Trata-se de um programa de grande relevância. Oferece subsídios teóricos e práticos numa perspectiva de uma educação preventiva, que conscientiza os alunos e a comunidade sobre as consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana.” 

Para o aluno Rassan Andrade de Araújo, por exemplo, o projeto está sendo uma experiência muito importante. “Aprendi que as drogas, além de destruir os usuários, acaba também com toda a sua família. Quando temos conhecimento sobre o assunto fica mais fácil aconselharmos pessoas à nossa volta sobre os perigos das drogas”, relatou o estudante.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp