SDPD recebe visita de equipe da Equoterapia

- 02 de abril de 2018

Dócil e amigo. É assim que o cavalo é definido pela equoterapeuta Eliane Cristina Baatsh que atua, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD), na Equoterapia – terapia com cavalos - que auxilia o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

Em um dia especial, na sexta-feira (dia 23), os atendidos pela SDPD tiveram o contato, na própria Secretaria, com o cavalo Pegasus, animal da raça manga-larga que auxilia no tratamento de crianças com algum tipo de deficiência.

“Na montaria, os movimentos tridimensionais do cavalo estimulam o desenvolvimento global, além da conquista mais rápida da autonomia, autoconfiança, autoestima, organização e equilíbrio”, destacou a equoterapeuta.

De acordo com Eliane, o simples contato com o animal proporciona benefícios que vão além de a montaria. “O cavalo é um amigo importante do praticante, porque juntos constroem uma relação de empatia, confiança e respeito mútuo. Existem o carinho, cuidado, toque, olhar, cheiro, a temperatura, o sensorial e a confiança. Quando se tem o contato com o cavalo, o primeiro lugar onde ele foca é para os olhos, a partir daí já se estabelecem os vínculos”, revelou.

Equoterapia e a SDPD

Através de convênio com a Hípica Santa Terezinha, que fica em Carapicuíba, a SDPD oferece a Equoterapia às pessoas com deficiência como tratamento auxiliar terapêutico. Em Alphaville, na avenida Verteville, a Prefeitura de Barueri realiza obras de construção de espaço próprio para a prática.