LOA - O que é orçamento?

Para compreender melhor o que é um orçamento público, vamos compará-lo com o orçamento doméstico.

Como se sabe o orçamento doméstico consiste naquela conta simples que a gente faz no início de cada mês para planejar nossa vida financeira. É, portanto, a soma de todo dinheiro que a família poderá dispor (denominada Receita) com o objetivo de cobrir todos os gastos da família (denominada Despesa).

A Receita, vale dizer, pode ser composta pelo salário, bem como por outros rendimentos da família, tais como aposentadorias, o aluguel de imóvel que locamos para alguém, uma pensão alimentícia etc. Já a Despesa é a soma de todos os gastos da família, seja com alimentação, energia elétrica, água, transportes, remédios etc.

O controle dessa conta (receita menos despesa) nós chamamos de orçamento, e com ele mantemos o equilíbrio financeiro da família. O orçamento serve também para que possamos tomar decisões acerca de nosso futuro financeiro, de modo que a partir dele podemos priorizar, quando necessário, o que vai ser gasto ou não naquele mês.

Assim, através do orçamento a família pode decidir se vai comprar alguma coisa nova (ou seja, se vai realizar um investimento), ou se vai guardar para uma despesa futura ou para um plano maior, como comprar uma nova casa, ou um novo carro, ou ainda, se vai cortar despesas e quais.

Por tudo o que foi dito, fica fácil a gente compreender que o orçamento é uma peça fundamental na vida financeira de uma família, uma vez que através dele podemos ter segurança tanto no presente quanto no futuro.