Temp

Defesa Civil

Apresentação
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é o órgão central do Sistema Municipal de Defesa Civil, responsável por coordenar e mobilizar todas as ações de defesa civil no município de Barueri.

A atuação da Defesa Civil tem como objetivo reduzir sinistros, e compreende ações de prevenção, de preparação para emergência e resposta ao desastre e reconstrução, o que se dá com ampla participação das Secretarias Municipais, comunidade e dos diversos setores da sociedade.

A Lei n.º 1.229, de 28 de junho de 2001, criou no município de Barueri a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC),diretamente subordinada ao gabinete do prefeito, com a finalidade de coordenar, no âmbito municipal, os meios para atendimento de situações de emergência ou de estado de calamidade pública.

Prioriza a prevenção e proteção da comunidade atingida ou exposta a uma situação adversa.  A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Barueri é composta por representantes das secretarias municipais, e tem como Coordenador, indicado pelo Prefeito, o Comandante da Guarda Municipal.

O Centro de Operações da Defesa Civil está localizado nas dependências da Secretaria dos Assuntos de Segurança. A solicitação para prestação de serviços do órgão pode ser feita através do número 199, telefone nacional de emergência da Defesa Civil.


Prioridade: Salvar Vidas
O trabalho de resgate é desenvolvido por integrantes da Defesa Civil especialmente treinados para prestar socorro às vítimas.

Desde a sua implantação o Resgate Municipal atendeu à quase 3,8 mil ocorrências. Dado atualizado até o ano de 2012.

Constantemente, estas equipes participam de simulados, onde colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos, buscando o aperfeiçoamento constante para prestar um atendimento de qualidade.

A maior parte dos atendimentos registrados pelo Resgate Municipal no ano passado esteve relacionada aos acidentes de trânsito com vítimas (33,6%). De acordo com o estudo divulgado, grande parcela das ocorrências foi registrada nas sextas-feiras (15,61%), no período das 18 às 20 horas (15,61%), sendo que a principal vítima atendida pelo Resgate Municipal é do sexo masculino (57%) e ocupa a faixa etária dos 21 a 30 anos (30%). O dado mais preocupante constatado está relacionado ao número de acidentes envolvendo motociclistas (73,6%).

Por este motivo, periodicamente são ministrados Cursos de Pilotagem Defensiva para Motociclistas, (Sugestão de Link) com o apoio de instituições privadas, visando à orientação e minimização de tais ocorrências.


Formando cidadãos conscientes
O projeto tem a finalidade de instruir os alunos do terceiro e do quarto ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 9 anos, sobre a importância da percepção dos riscos, com informações e cuidados que precisam ser tomados na prevenção aos desastres.

Os estudantes recebem orientações de conduta a serem observadas nos períodos de estiagem, tais como, evitar o desperdício de água, utilizar a energia elétrica de forma inteligente e como evitar os incêndios e as queimadas. Além disso, os pequenos recebem instruções para evitar afogamentos, como se proteger de tempestades e das descargas elétricas, como evitar deslizamentos, como se proteger e como evitar as enchentes.

A apresentação do projeto acontece de forma lúdica, interativa e participativa com a utilização de músicas, imagens, ilustrações e vídeos. Os trabalhos contam inclusive com a demonstração prática de um deslizamento de encosta numa maquete de vidro e com a encenação de teatro de fantoches. No final da palestra, os alunos recebem cartilhas e folders, contendo orientações e desenhos para colorir e conscientizar.

Com esse aprendizado, os alunos difundem as informações no seu meio de convívio gerando vetores das "Noções de Defesa Civil e Percepções de Riscos" e a defesa do meio ambiente, procurando melhorar a qualidade de vida da comunidade. A matéria será incluída como disciplina transversal, conforme transcrito nos artigos 205 e 210 da C.F. cc Lei de Diretrizes Básicas 9.394/96 e o Decreto 5.376 de 17/02/05 em seu art. 13, incisivo VII.

O projeto piloto está sendo desenvolvido nas escolas Egídio Costa (Jardim Califórnia), Marlene Pereira Santiago (Parque Imperial/ Jardim Mutinga) e Rita de Cássia Camargo Rocha (Jardim Mutinga) para que os alunos recebam informações básicas sobre Defesa Civil e possam assim identificar possíveis indícios de desastres naturais, tecnológicos, além de contribuir com a proteção o meio ambiente.


Capacitação
Integrantes da Defesa Civil participaram do treinamento do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), relativo ao Plano Verão 2012/2013, no Centro de Eventos de Barueri, no início do terceiro trimestre do ano passado, visando o aperfeiçoamento dos membros.

O PPDC é um instrumento que garante segurança aos cidadãos e se baseia na adoção de medidas anteriores aos riscos de escorregamentos e de inundações, a partir da análise das previsões de precipitações pluviométricas (chuvas) e vistorias de campo. O encontro também contou com a participação de representantes dos municípios de Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Porangaba, Santa Isabel, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas

A Defesa Civil de Barueri oferece com o apoio de instituições privadas, instruções aos condutores de motocicletas por meio do "Curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas". O serviço é gratuito e visa qualificar os motociclistas para aumentar a sua segurança no trânsito e colaborar com a diminuição dos índices de acidentes envolvendo motos que, na sua maioria, tem graves consequências. Os alunos receberão instruções teóricas sobre a manutenção das motocicletas, equipamentos de proteção, vestuário apropriado, luvas e capacetes. Durante as aulas práticas, os participantes receberão instruções sobre a pilotagem defensiva e segura, incluindo técnicas de frenagem. O curso é direcionado aos motociclistas e os interessados devem possuir moto própria com documentação e habilitação em dia. Para inscrever-se clique aqui ou então ligue para a Defesa Civil de Barueri pelo telefone: 4199-1400, ramal 188.

Inscreva-se aqui

Multiplicando conhecimento A Defesa Civil realiza palestras em empresas, escolas, igrejas, entre outros segmentos. Os temas abordados são "Primeiros Socorros", "Noções de Combate a Incêndio", "Prevenção de Acidentes Domésticos", "História da Defesa Civil em Barueri" e "Direção Defensiva". As informações são transmitidas com linguagem simples e de fácil compreensão, tendo em vista a variedade do público e diversidade das faixas etárias, de maneira dinâmica e participativa onde todos contribuem para o bom aproveitamento do conteúdo apresentado. Linksa de Interesse

Para outras informações envie e.mail para defesa.civil@barueri.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone 4199-1400, ramal 188.


Contato
Telefone: 11 4199-1400 Ramal 188 ou 248
E-mail: defesa.civil@barueri.sp.gov.br Endereço
Rua da Prata, 725, Jd. Dos Camargos/Boa Vista

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp