Aulas de movimentos corporais resultam em maior participação dos alunos na escola
- 12 de novembro de 2018
Na Emef Margarida Maciel, do Vale do Sol, os alunos do professor de educação física Ulisses Sant´Ana Gonçalves estão empolgados com as aulas de movimentos corporais, por intermédio da dança.
A iniciativa possibilita uma maior proximidade com o mundo das crianças e adolescentes. Estimulam a melhora a condição física e de saúde, ajudam a desenvolver os comportamento cognitivo e afetivo-social. A imagem corporal, a autoestima e o conceito que ele terá sobre seu corpo serão dados em maior parte pelos movimentos.
Os estudantes montaram grupos de dança e – com frequência – realizam com bastante sucesso as apresentações.
De acordo com o professor, durante as aulas são incentivadas as atividades de danças em seus mais variados ritmos como hip-hop, samba, samba rock e movimentos circenses, entre outros. “Precisamos estar sempre atentos ao universo dos jovens. Quando contextualizamos as atividades ao mundo deles fica bem mais fácil a participação de todos”, contou.
Para a diretora Maria do Carmo Souza, o projeto está despertando interesse dos jovens. “É preciso fazer com que os alunos gostem e se envolvam cada vez mais com a escola”, avaliou.
A supervisora Márcia Maria Pereira também tem acompanhado e aprovado a iniciativa. “A dança é uma atividade física que possibilita a expressão artística, a construção de conhecimento e a consciência crítica. Em relação à ação pedagógica, no contexto de uma educação voltada à sociedade multicultural, acredito na importância da valorização de modalidades de dança que estejam inseridas no contexto da comunidade”, disse.