Temp

Momento único: SDPD leva pessoas com deficiência pela primeira vez à praia 

- 01 de dezembro de 2017

Você lembra como foi ir à praia pela primeira vez?  O gosto salgado do mar? A areia macia e a sensação confortável das ondas batendo no seu corpo? Provavelmente foi um momento especial. Essa sensação única foi proporcionada pela SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), na quinta-feira (dia 30 de novembro) através do projeto Praia Inclusiva, que levou 41 pessoas com deficiência a Bertioga, considerada a praia mais inclusiva de São Paulo. 

“O projeto transpõe barreiras e visa garantir acessibilidade também no lazer às pessoas com deficiência. Mais que um momento de integração, esse passeio elevou a autoestima dos usuários e de seus familiares. A ideia é proporcionar esse passeio a todos os usuários da SDPD. O projeto veio pra ficar”, afirmou o secretário da pasta Carlos Roberto da Silva. 

Permitindo-se  
Com cadeiras adaptadas, Rafael Sales, 29 anos, totalmente dependente devido à sua paralisia cerebral, pôde tocar a água do mar pela primeira vez. De acordo com a sua mãe, Emília Sales, que apesar de ter relutado quanto à entrada de seu filho na água por medo e cuidado, ver a felicidade de Rafael foi uma realização.  

“Fiquei tensa, preocupada, porque o Rafael é muito mais dependente. Mas ao entrar no mar e olhar o sorriso dele, a felicidade foi única. A dedicação e o cuidado da equipe com o meu filho foram incríveis. Eles vão além do profissionalismo”, comentou, emocionada, Emília. 

Virada Inclusiva 

A agenda da Virada Inclusiva continua neste sábado e domingo. Sábado (dia 2), o espaço da SDPD está garantido, com artesanatos e quadros confeccionados pelos usuários, na Feirarte, que fica no bulevar central. No mesmo dia, ainda  tem o Festival de Natação na Fieb, em Alphaville, das 13 às 17 horas.  

Domingo, dia 3, tem Roda de Capoeira Inclusiva no Teatro Municipal de Jandira, às 10 horas. O Parque Municipal recebe o grupo de percussão da SDPD “Baquetabate”, às 10h30, e o teatro e a dança do “Cantos do Brasil", às 11h. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp