Temp

Cepad registra 52 adoções de cães e gatos em julho

- 02 de agosto de 2019

No balanço realizado pelo Cepad - Centro de Proteção ao Animal Doméstico, no mês de julho, o município registrou 52 adoções (20 caninos machos, 19 caninos fêmeas, seis felinos machos e sete felinos fêmeas). O número de adoções em julho superou os obtidos nos meses de abril (37), maio (38) e junho (50), prática que veio crescendo gradativamente. Os cães e gatos já saem do local vermifugados, vacinados, castrados e microchipados .

Com estas doações, o Cepad tem por objetivo promover a guarda responsável dos animais, estabelecendo através do seu tutor a vacinação periódica, avaliações por médico veterinário, alimentação correta, local que permita abrigo contra chuva, sol e vento, espaço para circulação, higienização (banho e tosa), identificação através de registro animal (microchipagem) e, principalmente, muito amor e carinho.

A guarda responsável, consequentemente, reflete na redução do abandono, da reprodução desordenada, dos atropelamentos, da transmissão de doenças entre animais e seres humanos e do índice de problemas graves de saúde animal como o câncer.

Outro procedimento que é aconselhado por médicos veterinários é a castração do bichinho, pois sua realização ajuda na redução das chances de se adquirir câncer de mama e de próstata. Existe uma prática de deve ser abolida que é a aplicação de injeções de anticoncepcional, que podem desenvolver na fêmea piometra (doença que pode levar o animal à morte), tumores uterinos e tumores mamários.

Temp