Gestores e professores de esportes de Barueri têm palestra sobre projeto da CBF

- 03 de outubro de 2017

Com a importância de estarem em permanente capacitação, gestores e professores das escolinhas de esportes de Barueri participaram, na sexta-feira, dia 29, no auditório da Arena Barueri, de uma palestra ministrada pelo secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), doutor Walter Feldman, médico, ex-presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), ex-deputado federal e ex-secretário de esportes de São Paulo.

O evento teve apresentação de vídeo institucional sobre Barueri, abriu a temporada de capacitação dos profissionais do município e foi prestigiado pelos deputados federais Bruna Furlan e Milton Monti, e pelos secretários de esportes, Tom Moisés (Barueri) e Délbio Teruel (Osasco); pelo ex-vereador Antônio Carlos dos Santos (Tarzan), representantes da Apae Barueri e do Instituto Raízes, dentre outros.

O palestrante trouxe informações sobre o programa Gol do Brasil, que é feito pela CBF Social e tem como título “Craques no campo, craques na vida”. O objetivo é implantá-lo em todas as cidades onde prefeitos, secretários de esportes e de educação quiserem. “Vim a Barueri como convidado, encantado pelo trabalho esportivo realizado na cidade. E como estamos construindo uma metodologia para aplicar o futebol, ensinar a cidadania, achamos que Barueri pode ser um dos primeiros lugares onde esse projeto possa vir a ser instalado”, ressaltou Walter Feldman.

Durante a palestra, o secretário-geral da CBF disse que os profissionais de esportes são figuras importantíssimas para o Brasil. “Queremos investir fortemente, que os nossos treinadores sejam formados em educação física. Que aqueles que vão trabalhar também, ou seja, de preferência os ex-atletas, se preparem também para serem professores de educação física.  Na CBF, há 2 anos, estamos produzindo uma metodologia - assinada pelo técnico Tite, que é um grande avalista e que dá o mérito da qualidade de quem entende da área”.

Feldman disse também que a meta é ensinar as crianças, através do futebol, a serem cidadãs. Para tanto, a CBF Social trabalhará com a faixa etária a partir dos 6 anos. “Queremos que em 10 anos tenhamos uma escola de preparação que seja modelo para o Mundo. Vamos estudar toda a história do futebol brasileiro. Tem toda uma experiência de como ensinar, forma de jogo, tática e técnica”.

O secretário de esportes de Barueri, por sua vez, disse que desde o início do ano deixou bem claro que haveria encontros para dialogar, conversar, debater e estudar. “O mundo capitalista requer que estejamos em permanente capacitação e evolução pessoal e profissional. Se não formos bons, outra pessoa faz o nosso trabalho. Precisamos nos capacitar, e, dentro da nova proposta de trabalho (estamos numa transição de uma instituição que sai para outra que entra) o plano contempla, mensalmente, esses encontros de capacitação. Vamos aprender muitas coisas e colocá-las em prática para que possamos prestar os melhores serviços à população e às crianças que são educadas nas escolinhas de esportes”.

Tom Moisés agradeceu ao palestrante Walter Feldman, demais autoridades e participantes e destacou que tudo que foi dito no evento serve para ser transferido a qualquer uma das demais modalidades, porque os princípios e os valores são os mesmos. “Acho que começamos essa etapa de capacitação muito bem, com a certeza de que precisamos, todos os dias, reformular os nossos conhecimentos, habilidades e atitudes para sermos pessoas e profissionais melhores”, concluiu.