Temp

Guarda, Defesa Civil e Demutran ampliam esforços durante a temporada de chuva

- 04 de janeiro de 2019

Com a chegada do verão e o início da temporada de chuva a atenção deve ser redobrada com a iminência dos riscos de desastres naturais. As fortes chuvas podem provocar enchentes, alagamentos, enxurradas e até acidentes de trânsito.

Somente entre o dia 1 dezembro de 2018 e a primeira semana de janeiro (2019) foram contabilizadas 7 ocorrências de trânsito provenientes de condições chuvosas, sendo 3 colisões, 2 choques, um caso de atropelamento e  uma saída de pista.

De acordo com Jaime Matos, diretor do departamento de Educação para o Trânsito, Estatística e Qualidade do Demutran (Deteq), os motoristas devem evitar o trânsito em áreas onde já ocorreram alagamentos ou precipitação de volume de chuvas que tornem a via intransitável.

Da mesma forma, a Defesa Civil, em parceria com a Guarda Municipal de Barueri, vem redobrando a vigilância nas principais áreas de risco, como o Jardim Califórnia, que atualmente é o bairro com maior probabilidade de enchentes e deslizamentos na cidade.  Com quatro viaturas e três motos de resgate, os 22 socorristas da Defesa Civil intensificam a prevenção e os atendimentos durante o verão. 

Ainda em 2018, o Resgate Municipal realizou 2.378 atendimentos em ocorrências variadas e 715 vistorias foram feitas pela Defesa Civil.  

Durante o ano inteiro, equipes do Demutran, Guarda Municipal e Defesa Civil realizam patrulhamentos e operações preventivas para que, mesmo com os grandes temporais como os dos últimos dias, Barueri não seja gravemente afetada. 

Temp Temp