Artista de Barueri descobre endereço histórico da exposição de Anita Malfatti

- 04 de fevereiro de 2019

Barueri acaba de dar uma contribuição histórica para a cultura nacional. O artista plástico e diretor da Pinacoteca da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, Edgard Santo Moretti, descobriu o verdadeiro endereço da primeira exposição da artista plástica modernista Anita Malfatti (1889-1964).

Essa exposição de Anita foi um marco na transformação dos padrões artísticos do início do século XX. Foi nela que os modernistas ainda jovens se reuniram, alguns deles se encontraram pela primeira vez, e deram os primeiros passos para a organização da Semana de Arte Moderna de 1922, realizado no Teatro Municipal de São Paulo.

Moretti, em pesquisa particular durante anos, percorreu locais, consultou arquivos e conversou com familiares da artista, até descobrir o prédio onde realmente aconteceu a histórica exposição em 1917, na Rua Líbero Badaró, número 332, centro de São Paulo. Hoje, no local, funciona um restaurante.

A numeração dos imóveis daquela região da cidade mudou algumas vezes desde que Anita fez sua primeira exposição. E a primeira descoberta do artista de Barueri foi a de que o número indicado nos livros (rua Libero Badaró, 111) não correspondia ao prédio onde teria sido a exposição.

“Nos arquivos do Acervo do jornal O Estado de São Paulo pude ler notícias que mostraram o contexto da época.  No meu objetivo de descobrir mais sobre a exposição de Anita, busquei notícias e anúncios de empresas instaladas próximas ao número 111 da Líbero Badaró, em 1917.  Telefonei para a Administração Regional da Sé e fui informado de que a numeração havia mudado muitas vezes nas ruas daquela região, devido ao desenvolvimento urbano do local”, relata Moretti.

Moretti conta ainda que em 2017 o Museu de Arte Moderna de São Paulo realizava uma exposição dos 100 anos da Arte Moderna Brasileira, ocasião em que o secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, pediu a ele que organizasse um evento sobre o assunto com exposição, dança, teatro e música.

“A partir daí visitei a Exposição no MAM e recolhi muito material para coordenar os professores das Oficinas de Artes do município. Elaborei palestras, reuniões e uma exposição muito farta em informação e releituras das obras de Anita Malfatti.  Quanto mais eu lia sobre Anita, suas viagens e tudo sobre sua exposição em 1917, mais me angustiava não saber o ‘local físico’ da mostra.”

Moretti disse que chegou a imaginar Anita recebendo seus convidados,  como o governador (na época denominado presidente) de São Paulo, Altino Arantes,  o estardalhaço da crítica de Monteiro Lobato sobre a exposição,  seu encontro com Mário de Andrade e tudo que envolvia aquele acontecimento. “Tudo me instigava em saber onde. Qual terreno, em que solo teria acontecido esta mítica exposição?”

A descoberta
Após o artista pesquisar sobre o "emplacamento" - mudança da numeração da rua Líbero Badaró ao longo das décadas do século 20 – descobriu que o número 111 havia sido instituído em 1915, depois mudou em 1928 para 43, e, finalmente, em 1936 para o atual 332.

“Depois de buscar referências na internet e no Acervo do jornal O Estado de São Paulo, eis que encontro uma fotografia do prédio ‘Sampaio Moreira’, de 1924, ao lado dele estava o edifício da exposição de Anita. Precisei conferir o número da época e vi na fotografia o letreiro – ‘BRASITAL S/A’. Respirei fundo e pensei: vou procurar mais informações sobre essa empresa. Descobri uma bela história de imigrantes italianos. O letreiro da Brasital foi mais que uma pista, foi um complemento da história. Encontrei vários anúncios dos anos 20, antes da mudança do número 111 para o 43. Nesses anúncios constam o endereço rua Líbero Badaró e os números sequentes ao 111, em 1919, 1921 e depois 1927”, relembrou Edgard Santo Moretti.

Estava confirmado!  O local das lendárias exposições atualmente está no endereço na rua Líbero Badaró, 332 (desde 1936). O “Salão” citado pelos historiadores está lá e hoje é o restaurante Pirandello.

Moretti destaca ainda que naquele mesmo local também aconteceu em 1917 a exposição organizada por Monteiro Lobato, "Sacy Pererê - O Resultado de Um Inquérito". Essa exposição foi homenageada 100 anos depois no Museu Municipal de Barueri, com a mostra “O Inquérito do Sacy” de obras de artistas do município e de outras cidades brasileiras, com curadoria do próprio Edgard Santo Moretti.

Temp Temp Temp Temp