Temp

Ministério do Desenvolvimento Social avalia positivamente trabalho de Barueri

- 04 de maio de 2018

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social  obteve um aumento significativo na nota do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no quesito Cadastro Único. O índice saltou de 0,55 em janeiro para 0,76 em novembro de 2017. Isso significa que o aumento foi de 38,18% em 11 meses.

O programa Bolsa Família é do governo federal e é gerenciado pelo MDS. A nota do Ministério refere-se a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) e é calculada levando em conta o número de famílias que tem seu cadastro atualizado no Cadúnico. Esse cadastro é feito pelos  Centros de Referência de Assistências Social (Cras), equipamentos ligados à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). A TAC de Barueri é 76,41, enquanto que a média nacional é 73,16, ou seja, a cidade não apenas elevou o índice, mas superou a média nacional.

Segundo relatório do Ministério, a base cadastral de Barueri está bem focada e atualizada e o aumento no número de famílias cadastradas está dentro daquilo que é considerado como público-alvo.

“Na prática, esse aumento significa que o trabalho feito pelos Cras está dando resultados”, explica  Regiane Rodrigues de Souza, responsável pela diretoria de Proteção Social Básica. Segundo Regiane, foram feitas mudanças significativas que envolveram a melhoria dos equipamentos, o aumento das equipes de trabalho e um planejamento focado em ações.

Bolsa Família

Hoje, Barueri tem 8.647 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, o aumento no índice “está diretamente ligado às melhorias realizadas pela atual gestão dos Cras, bem como pelo novo enfoque dado ao serviço social, o que beneficia a população atendida”.

Temp Temp