Profesp Elite Aprendiz forma jovens que fazem a diferença

- 04 de julho de 2023

A tarde da segunda-feira, dia 3 de julho, foi marcada pelo entusiasmo de 37 jovens do Profesp Elite Aprendiz que concluíram o primeiro módulo do Programa e receberam os certificados. A cerimônia com as presenças dos familiares e de autoridades municipais aconteceu na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), que é a responsável pela gestão do Profesp.

Sucesso
Adriana Bueno Molina, secretária da Sads, ressaltou que a Secretaria é de acolhida. “Nós trabalhamos para mudar a vida das pessoas e o Profesp é um desses programas. Os jovens também são parte da família da Sads. Fico muito feliz com a participação dos pais neste momento especial, pois o incentivo de vocês é importantíssimo para eles”, disse.

Patrícia Aparecida dos Santos Correa, coordenadora do Profesp Elite Aprendiz, agradeceu sua equipe, ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e aos coordenadores dos seis CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). “Se o filho de vocês está aqui hoje é porque um técnico do CRAS identificou”, apontou ela.

Adriana Aleixo Tito, coordenadora geral da Assinco, empresa que ministra os cursos aos jovens, enfatizou que os cursos são 100% práticos. “É a grade que o mercado de trabalho necessita”. garantiu. Jiddu do Valle, instrutor e supervisor do curso da 7E Equilibrium, empresa que gera capacitação profissional, destacou o progresso dos jovens: “veja a evolução do seu filho, que desenvolveu competências não só para o mercado de trabalho como para a vida”.

Eles venceram
Três jovens e uma mãe falaram sobre suas experiências no Programa.

Pierry Basílio Ferreira, há dois anos participando, disse que aprendeu disciplina e liderança. Já Evellyn Alves de Oliveira, declarou que durante as aulas foi destaque em liderança e hoje já superou três fases de um processo seletivo em uma empresa e está confiante em conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Já Bruna Cerqueira Ferreira frisou que sua transformação foi completa, tanto em relação ao desenvolvimento pessoal quanto profissional: “atualmente trabalho em uma empresa na área de fisioterapia, mas estou em meio a um processo seletivo numa empresa multinacional e talvez consiga uma vaga na área que desejo, que é a de Recursos Humanos”.

Emocionada estava Adriana Maria Domingos de Lima, mãe de Higor Tibúrcio de Lima. Ela justificou a ausência de seu filho: “ele está trabalhando há quase um mês”. Adriana revelou que Higor era muito tímido, passou por um processo de depressão e, muitas vezes, quis desistir, mas ela o incentivou. “Agora ele está muito feliz, empregado na área que desejava”.

Ao final da cerimônia, Patrícia Aparecida dos Santos Correa, coordenadora do Profesp, anunciou os nomes de três jovens que já na próxima semana iniciarão o estágio em prática (quando colocarão o aprendizado recebido em execução dentro dos serviços da Prefeitura de Barueri).

Histórico
Desde 2019, passaram pelo programa 192 adolescentes. Desses, 74 estão ativos, 57 na capacitação, 17 no estágio e 27 já possuem vínculo empregatício. Neste primeiro semestre de 2023, o Profesp Elite recebeu 61 alunos e 37 encerraram o primeiro módulo.

O Profesp Elite Aprendiz foi criado pela Lei 2.741/2020 e prevê que, ao sair do Profesp Esportes, o jovem que entrou com oito anos no programa, aos 14 anos completos vá para o Profesp Elite, passe por uma capacitação e seja encaminhado para um estágio, sendo essas duas etapas remuneradas. Ganhando experiência, é hora de disputar uma vaga na empresa como aprendiz e depois competir de forma igualitária com outros candidatos para uma vaga no mercado de trabalho.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp