Barueri abre inscrições para Festival e será capital da Dança

- 04 de agosto de 2017

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, o Festival Barueri de Dança tem inscrições até o dia 12 de setembro. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Teatro Municipal de Barueri e contará com a participação de renomados bailarinos e consagrados jurados.

O Festival Barueri de Dança consiste numa mostra de caráter competitivo que objetiva oportunizar, difundir e valorizar o trabalho desenvolvido por escolas, oficinas, grupos e companhias de dança, por meio de apresentações, debates e workshops.

Durante o Festival serão apresentados trabalhos coreográficos nas seguintes modalidades: Balé Clássico, Balé de Repertório, Dança Contemporânea, Jazz e Dança de Salão. O Festival de Dança será dividido nas categorias Infantil, Juvenil, Amador e Adulto.

Cada escola, grupo, oficina, companhia de dança poderá se inscrever com até cinco coreografias por grupo, independente da categoria. A inscrição será feita pela internet, devendo o interessado solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail festivais@barueri.sp.gov.br. A ficha deverá ser digitada conforme modelo disponibilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Caso o grupo se inscreva com mais de uma coreografia, os dados e os anexos deverão constar num único e-mail.

Após a confirmação da inscrição serão enviados aos inscritos os dados bancários para o depósito da taxa: Solo – R$ 40; Duo – R$ 60; Trio – R$ 80; Conjunto (por bailarino) – R$ 20. O depósito deverá ser feito em nome do Fundo Social de Solidariedade, cujos dados bancários serão fornecidos oportunamente pela Comissão Organizadora.

As modalidades apresentadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por membros de expressão na área da dança. O Festival Barueri de Dança conferirá prêmios para as modalidades Balé Clássico, Balé de Repertório, Dança Contemporânea, Jazz Danças Urbanas e Dança de Salão, com entrega de troféus para os 1º, 2º e 3º lugar de cada uma dessas categorias. A maior nota e a segunda maior nota do evento receberão um prêmio adicional no valor de R$ 3.000, e R$ 2.000, respectivamente, e a melhor coreografia receberá o prêmio.

Nos dias 21 e 22 de outubro, às 10h, haverá dois workshops com vagas limitadas para os primeiros inscritos. Os interessados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: festivais@barueri.sp.gov.br. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 20 para os inscritos no Festival, e R$ 100 para os não-inscritos. Os valores serão arrecadados para o Fundo Social de Solidariedade de Barueri.

O Festival será realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Teatro Municipal de Barueri, sendo que no dia 22 acontece a divulgação do resultado final, contendo a primeira e a segunda nota mais alta do evento.

Confira o regulamento completo do Festival Barueri de Dança clicando aqui ou ligue para 4198- 0972.

Curiosidade
As obras de artes ilustrando o Festival de Dança são de Anita Malfatti, em homenagem ao centenário da sua exposição. Há cem anos, São Paulo assistia à inauguração da Exposição de pintura moderna Anita Malfatti, evento que alteraria para sempre o curso da história da arte no Brasil. Do conjunto ali reunido, chamavam especial atenção as paisagens construídas por meio de manchas de cores fortes e contrastantes, e, nos retratos, os enquadramentos insólitos, as deformações anatômicas, o colorido não naturalista.

Clique aqui para acessar o regulamento