Temp

Saúde do homem é tema de encontro entre farmacêuticos de Barueri

- 04 de dezembro de 2017

A equipe de farmacêuticos da Secretaria de Suprimentos de Barueri não deixou o mês de novembro passar em branco. Na última quinta-feira (dia 30), eles se reuniram para juntos aprenderem mais sobre a saúde do homem, tema enaltecido durante a campanha Novembro Azul.  

“Política Nacional de Saúde do Homem (PNSH): prevenção, diagnóstico e tratamento das principais patologias” foi o assunto do encontro, explorado pela farmacêutica Andrea Santana de Brito, responsável técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hélio Berzaghi e professora da disciplina de patologia no curso de Farmácia do ITB do Engenho Novo.  

Na ocasião, que reuniu cerca de 20 profissionais no auditório da Secretaria da Mulher, Andrea discorreu sobre o PNSH, passando por questões como saúde sexual e reprodutiva, prevenção e controle das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), orientação sexual, o câncer no homem, até chegar, enfim, no câncer de próstata, maior destaque da palestra. 

Atualização constante 
De acordo com a palestrante, o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens é o de próstata (o primeiro é o de pele não melanoma) e, a partir disso, detalhou todos os aspectos da doença e os cuidados necessários. Com a preocupação de trazer informações bem atualizadas aos colegas, Andrea acredita que esse tipo de conteúdo deveria ser mais divulgado e até haver uma educação continuada nesse sentido. 

  “Isso aqui é mais pra gente ter uma noção das diferenças. Vimos isso na faculdade, mas tem gente que terminou há mais de 10 anos, pode ver que tem muita legislação que é bem recente, então eu quis fazer uma coisa mais atualizada”, justifica.  

Além dos farmacêuticos da rede, também compareceu uma aluna do curso de Farmácia do ITB, a Maria de Fátima de Oliveira Macedo que, curiosa, aproveitou a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos. “A professora sempre avisa os alunos quando vai ter palestra e eu resolvi vir porque gosto de conhecimento, do curso e de estar atualizada”, diz. E completa: “Com certeza as informações passadas aqui vão acrescentar muito, tanto no meu curso quanto para dividir entre familiares”.  

Melhor do que a palestra em si, só a troca de experiências que ocorre nesses encontros após a fala principal, quando os profissionais discutem o que foi apresentado, expõem situações vivenciadas no dia a dia, acrescentam ainda mais informações e tiram dúvidas com os colegas.  

Temp Temp