Temp

Sema dá início a uma nova turma do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental

- 07 de março de 2024

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) realizou a aula inaugural de mais uma edição do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental na terça-feira, dia 5 de março.  

A formação é oferecida pela Prefeitura de Barueri por meio da Sema em parceria com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fiebtech). A sala estava cheia, havia 50 inscritos, que receberam as boas-vindas do secretário da pasta e biólogo, Marco Antônio de Oliveira (Bidu) e, posteriormente, a apresentação dos professores do curso. Aproximadamente 30 pessoas aguardam na fila de espera pela capacitação que já está em sua 4ª edição.  

Um olhar apurado sobre as questões ambientais 
O curso tem duração de 90 dias, sendo as aulas ministradas de segunda a sexta-feira pela manhã na sede da Sema. Ele aborda conceitos de sustentabilidade adotados nas cidades, reforçando alguns temas, como: saneamento; biodiversidade; uso consciente e reciclagem, o estudo de ações que causem impacto ambiental e a criação de projetos que evitem ou atenuem seus efeitos que envolvam mineração; o tratamento, isolamento e recuperação de áreas que recebam ou receberam combustíveis e outros metais pesados, permitindo o uso do espaço para outras finalidades sem riscos às pessoas e ao meio ambiente, entre outras atribuições.  

A professora e bióloga Natália de Oliveira Costa está à frente da capacitação nesta edição. “O curso oferece ferramentas para que essas pessoas possam se inserir no mercado de trabalho na área ambiental, como pessoas que têm noções de meio ambiente, sendo que essa é uma área que tem crescido cada vez mais e as empresas têm cada vez mais tomado consciência de que precisam ter responsabilidade socioambiental”, frisou. 

Natália ainda complementa: “algumas empresas hoje em dia têm um setor de meio ambiente, um setor de segurança do trabalho, que também envolve meio ambiente, então para elas é interessante ter uma pessoa qualificada que possa desenvolver projetos e melhorar, por exemplo, a gestão de resíduos na empresa, entre outras funções”. 

Bidu falou sobre a forma como o curso pretende impactar os alunos. “Barueri está fazendo a sua parte, colocando uma sementinha sustentável na cabeça da juventude, fazendo com que o olhar para o meio ambiente seja diferente, não um olhar só de amor, mas um olhar de eficácia, um olhar para que a pessoa aprenda e fale com dignidade e certeza o que é meio ambiente. Esse é o nosso curso Socioambiental, uma sala maravilhosa, muita gente, eu não esperava tanta gente e é um curso muito bom para o currículo de cada aluno”, afirmou, orgulhoso, o secretário. 

Animados 
Iago Weyder, aluno do 2º ano do Ensino Médio do curso técnico de Química da Fiebtech, conta sua expectativa sobre a formação. “O que eu espero do curso é que a gente possa aprender bastante coisa relacionada à área de meio ambiente em si. Eu vi que a gente vai ter bastante professores da área de Biologia Veterinária, que são áreas interessantes, no meu caso, principalmente na Biologia. Espero um curso bem integrado, que possa agregar bastante coisa ao nosso currículo também”, declarou.   

A aluna Julia Souza, colega de Iago no curso técnico de Química da FiebTech, conta que ficou sabendo da formação pelas redes sociais da Fieb e depois pela divulgação feita em sua escola. “Tenho boas expectativas, eu só quero aprender mais”, disse. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp