Temp

Em curso de Atendimento Pré-Hospitalar, Defesa Civil ensina técnicas de salvamento aquático

- 08 de fevereiro de 2024

Como parte do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, iniciado em 15 de janeiro, promovido pela Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), os novos integrantes do Resgate Municipal, agentes da Guarda Civil Municipal, da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana) e servidores de outras Secretarias receberam instruções de salvamento aquático na piscina da Emef Ézio Berzaghi na manhã de terça-feira, dia 6, no Jardim Belval. 

“Muitos servidores de Barueri, principalmente da GCM e da Semurb, chegam ao local das ocorrências antes do Corpo de Bombeiros. É muito importante que eles saibam exatamente o que fazer”, revela Robson Dias Pereira, coordenador adjunto da Defesa Civil de Barueri. 

A aula foi ministrada pelos cabos Rodrigo Ronei Ribeiro e Jackson dos Santos Luiz, supervisionados pelo tenente José Gomes de Souza Júnior, todos do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri. Eles explicaram os procedimentos corretos para o salvamento a nado: abordagem, contenção, imobilização e retirada da água. Foi enfatizada a importância de se acalmar a vítima, segurá-la por trás para que ela não se agarre ao socorrista e conduzi-la à margem dando-lhe uma “gravata”.  

Técnicas 
O salvamento embarcado, um pouco mais complexo, envolve técnicas de embarque e desembarque do socorrista em bote inflável, a contenção da vítima com a proteção do seu pescoço usando ambas as mãos, a colocação do colar cervical e a retirada da água em prancha flutuante. 

Além do mais, é imprescindível que os ocupantes se acomodem no bote de forma a equilibrar o peso para que ele não tombe, remar de forma adequada para dar direção e boa navegabilidade e saber virar e desvirar a embarcação. A comunicação entre o condutor (que senta na parte de trás do bote) e o remador (que vai na parte oposta) é muito importante. “Se estiverem todos bem acomodados dá pra conduzir o barco até com um só remador”, ensinou o cabo Jackson. 

Atualização profissional 
O curso serviu para a formação de novos socorristas e também para a atualização de profissionais que já atuam na área. “Sou socorrista há oito anos, mas resolvi me inscrever para aprimorar conhecimentos”, revela Djalma José dos Santos Neto. “Esse curso é completo e possui técnicas voltadas para atendimento a vítimas de trânsito, que é a área em que atuo”, complementa ele.  

Maria Teresa Faria, diretora de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração, contou a sua expectativa. “Os instrutores desse curso são muito competentes. Esse curso é muito importante. Todas as pessoas deveriam fazer’, elogiou ela. Débora Lemos Guerreiro, servidora da Secretaria de Esportes, por sua vez, agregou conhecimentos. “Suspendi minhas férias para frequentar esse curso. Sou técnica em Enfermagem formada.  Não podia perder essa oportunidade”, afirmou. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp